Filosofia da experiência e formação humana para John Dewey

Autores

  • Darcísio Natal Muraro Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p522

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar a concepção de filosofia e sua relação com a formação humana no pensamento de John Dewey. O trabalho visou à análise dos conceitos nas principais obras do autor e seus intérpretes, analisando a reconstrução da filosofia como filosofia da experiência ancorada no método genético, experimental, reflexivo, crítico e criativo. A filosofia da experiência se contrapõe aos dualismos e às filosofias expectadoras do conhecimento, que mantêm a divisão social em classes. O papel da filosofia da experiência é o de racionalizar pela investigação as possibilidades da experiência humana por meio da reconstrução crítica dos significados. A filosofia da experiência é condição de possibilidade para a vida democrática e para uma educação pautada pela liberdade e emancipação humanas.

Biografia do Autor

Darcísio Natal Muraro, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

2017-08-04

Como Citar

Muraro, D. N. (2017). Filosofia da experiência e formação humana para John Dewey. Perspectiva, 35(2), 522–545. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p522