A Formação do Professor de Geografia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Francisco Beltrão: Algumas Reflexões

Autores

  • Eduardo Donizeti Girotto Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Najla Mehanna Mormul Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a formação de professores de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Francisco Beltrão. Buscamos discutir sobre os principais desafios que envolvem esse processo, uma vez que entendemos que a formação de professores de Geografia ainda está restrita as disciplinas pedagógicas e, portanto, não é vista como parte de um projeto mais amplo que envolve todas as disciplinas do curso. Diante disso, propormo-nos a dialogar com licenciandos do curso visando entender, a partir das experiências vividas e desenvolvidas em sala de aulas, como eles entendem seus processos formativos, bem como os limites, possibilidades e contradições existentes neste projeto de formação de professores de Geografia. Entendemos que olhar a formação de professores é tentar aferir valor e significado a essa profissão, pois todo projeto de formação de professores deve dialogar com projetos mais amplos de educação e sociedade. No caso da formação de professores de Geografia, entendemos que a construção de uma visão geográfica do mundo deve estar relacionada ao entendimento de um projeto no qual homens e mulheres possam pensar e agir como sujeitos que estão implicados em seu tempo e em sua história.

 

Biografia do Autor

Eduardo Donizeti Girotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Geografia
Professor do curso de Geografia
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Campus de Francisco Beltrão

Najla Mehanna Mormul, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Geografia
Professora do curso de Geografia
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Campus de Francisco Beltrão

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Publicado

2014-10-30

Edição

Seção

Artigos Científicos