O Programa Nacional do Livro Didático e as Mudanças nos Processos de Avaliação dos Livros de Geografia

Autores

  • Giséle Neves Maciel Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise sobre o desenvolvimento do Programa Nacional do Livro Didático (Brasil), criado em 1985, e que em 2001 foi considerado o maior programa de avaliação e distribuição de livros didáticos do mundo, obtendo registro no Guinnes Book. Intenciona-se demonstrar que mesmo com a realização de seis processos de avaliação, os livros didáticos de Geografia continuam contendo erros em seus conteúdos. Apesar dos critérios utilizados nas avaliações determinarem a exclusão dos livros que contém incorreções, verifica-se a aprovação e aquisição desses exemplares pelo programa. Problematiza-se também, as alterações realizadas na apresentação dos Guias de Geografia. Destaca-se que o funcionamento do PNLD, nos moldes em que foi desenvolvido, depende da participação das editoras – empresas privadas – de livros didáticos. Para o desenvolvimento dessas análises foram investigados os critérios de avaliação definidos pelo PNLD, os livros didáticos de Geografia publicados entre 1999 e 2014, os Guias de Geografia, artigos acadêmicos sobre a evolução do programa e do mercado editorial, estudos sobre o desenvolvimento de Santa Catarina, além de dados e informações disponibilizados pelo Ministério da Educação. Os resultados preliminares são: Ainda são encontrados livros onde os mesmos equívocos se repetem, em especial, nos conteúdos referentes ao estado de Santa Catarina; algumas alterações nos processos de avaliação dificultaram ainda mais a exclusão das obras pelos pareceristas; os Guias de Geografia perderam edição à edição sua característica de guia claro e conciso; a concentração das vendas ao PNLD foi tornando-se cada vez maior configurando um quadro de oligopólio no setor. Com base nos livros analisados, questiona-se se as correções apontadas pelas avaliações vêm sendo de fato incorporadas pelas editoras.

 

Biografia do Autor

Giséle Neves Maciel, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Geografia.
Doutoranda do Programa de Pós Graduação em
Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2014-10-30

Edição

Seção

Artigos Científicos