Olhares sobre a África na Sala de Aula

Autores

  • Romise Inez de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ivaine Maria Tonini Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O tema deste trabalho visa mostrar a visibilidade da África pelos alunos, estabelecida por diversas leituras de imagens inscritas em diversos locais. O estudo está ancorado na interface dos campos da Geografia e da Educação, por possibilitar tensionamentos nos significados construídos discursivamente sobre a África. E, também, por orientar os modos de fazer a pesquisa, onde foram utilizadas ferramentas teóricas trazidas devido aos conceitos de poder, discurso, identidade, alfabetização visual e juventudes, cujas quais, foram sendo operadas na medida em que fossem necessárias. O estudo foi realizado através de atividades didáticas com alunos da 8ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública na cidade de Porto Alegre – RS. Os achados repetem as construções do discurso colonial hegemônico, reafirmando o preconceito sobre as formas atrasadas de viver no tempo, sem possibilidades de evolução tecnológica, onde nem a classificação capitalista nem a subdesenvolvida são consideradas.

 

Biografia do Autor

Romise Inez de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Geografia
Acadêmica do Curso de Geografia da UFRGS

Ivaine Maria Tonini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Curso Pós-Graduação em Geografia da UFRGS

Downloads

Publicado

2014-10-30

Edição

Seção

Artigos Científicos