A Educação Geográfica e a Cidade: A Geografia Escolar, o Método e o Ensino da Cidade

Autores

  • Santiago Alves de Siqueira

Resumo

Um tema caro à geografia na atualidade é a discussão do seu ensino no âmbito da geografia escolar, visando um processo educativo voltado para a formação cidadã. Não seria possível, dentro desta perspectiva, pensar a geografia escolar sem antes compreender o que é cidadania e, principalmente, o que é ser um cidadão e a partir desta compreensão pensar uma geografia escolar voltada para a formação cidadã. Nosso fundamento é a formação social como teoria e como método na possibilidade de uma educação para a cidadania. Neste contexto procuramos estabelecer um diálogo com Milton Santos e outros importantes autores que contribuíram com reflexões sobre as práticas de ensino realizadas na educação básica, sobretudo o ensino de geografia. Não temos aqui a pretensão de, com nossas reflexões, provocar o esgotamento do tema. Nossas considerações finais denunciam nossa compreensão de que é necessário continuar as pesquisas visando o aprofundamento do debate contribuindo para a qualificação do mesmo.

Downloads

Publicado

2014-11-16

Edição

Seção

Artigos Científicos