Geografia e Patrimônio Cultural: Ensino de Urbanização através da Ótica da Educação Patrimonial

Autores

  • Henrique de Sena Kozlowski Universidade Federal do Paraná
  • Elaine de Cacia de Lima Frick Universidade Federal do Paraná

Resumo

A geografia escolar tem o objetivo de formar cidadãos conscientes do espaço em que estão inseridos. As maneiras do professor de geografia trabalhar a produção do espaço são diversas. Este trabalho parte de uma perspectiva da educação patrimonial. Ainda pouco difundida entre as metodologias de ensino de geografia, a educação patrimonial permite que o professor de geografia ao trabalhar com o patrimônio cultural possa fazer uma série de ligações interdisciplinares com o seu conteúdo. Através do desenvolvimento de um plano de aula de educação patrimonial para abordagens dos conteúdos de urbanização, este trabalho espera contribuir com novas ideias, sugestões e reforçar a importância do patrimônio cultural como um objeto a ser trabalhado pela geografia. Pensando na educação patrimonial para o ensino da urbanização, foi trabalhada a metodologia proposta por Grunberg (2007) em duas turmas do segundo ano do ensino médio no Colégio Estadual Hildebrando de Araújo em Curitiba – PR utilizando a Praça Tiradentes, que está localizada no centro da cidade de Curitiba, como área de estudo. A proposta metodológica se deu em quatro etapas distintas: observação, registro, exploração e apropriação. Para adequar estas etapas metodológicas ao ensino de geografia foram feitas as adaptações necessárias, realizando aulas expositivas sobre alguns conceitos teóricos, uma aula de campo no lugar a ser estudado, registro fotográfico da paisagem urbana, avaliação da conservação do patrimônio e elaboração de um mapa temático. A atividade apresentou bons resultados com os alunos, tendo um satisfatório envolvimento da turma, mostrando que a abordagem patrimonial pode ser uma boa possibilidade de trabalho com alunos do ensino médio. A inserção de um trabalho de campo e do estímulo da criatividade e pensamento crítico dos alunos permite um processo educativo muito mais fluido e interessante do que os métodos tradicionais de trabalho.

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Publicado

2015-05-31

Edição

Seção

Artigos Científicos