Concepção de 'Campo' dos Estudantes do Núcleo do Campo Leoniza Carvalho Agostini

Autores

Resumo

A ideia que o senso comum faz do campo está presente nas mídias, influenciando a opinião das pessoas quanto à concepção de campo. Mesmo assim, há inúmeras concepções atribuídas ao campo e à cidade. Mas, afinal, o que determina o que é campo e o que é cidade? Será que o que atribuímos ao campo, de fato representa a população campesina? Essas questões nos fazem pensar como é construída a concepção do ambiente em nosso entorno e a presente pesquisa busca compreender a concepção de campo que os estudantes do Núcleo do Campo Leoniza Carvalho Agostini, do município de Curitibanos (SC), têm com relação ao local onde vivem e a sua relação de identificação com o que é dito sobre o campo. A escola é uma instituição da sociedade que durante o processo de formação do educando apresenta e representa o mundo. Sendo assim, a escola tem um importante papel na transmissão e transformação da cultura, não sendo diferente no caso de uma escola do campo. 

Referências

BARROS, Manoel. Memórias inventadas: a segunda infância. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2006.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8. ed.Tradução: Rosisca Darcy Oliveira. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1983.
GONÇALVES, Maria. Teoria da Ação Comunicativa de Habermas: possibilidades de uma ação educativa de cunho interdisciplinar na escola.In: Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 20, n. 66, abr./1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000100007>. Acesso em: 20 ago. 2014.
IBGE. Curitibanos: Santa Catarina. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/santacatarina/curitibanos.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2014.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Cultura Popular e Identidade. Trad. Adelaine La Guardia Resende; Ana Carolina Escosteguy; Cláudia Álvares; Francisco Rüdiger; Sayonara Amaral. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986.
LOGHI, Armindo José. Ação educativa e agir comunicativo. Caçador: Unc Caçador, 2008.
MARTINS, José de Souza. A luta dos camponeses e política no Brasil. 3.ed. Rio de Janeiro. Editora: Vozes, 1981.
MUNARIN, Antonio; BELTRAME,Sônia; CONDE, Soraya; PEIXER, Isabel. Educação do Campo: Políticas Públicas, Territorialidades e Práticas Pedagógicas. Florianópolis: Editora Insular, 2011.
OLIVEIRA, Roberto Cardoso. Caminhos da identidade: ensaios sobre etnicidade e multiculturalismo. São Paulo: Editora Unesp, 2006.
QUEIROZ, Maria Isaura Peireira. Estudos Brasileiros. O Campesinato Brasileiro. 2.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1976.
SALVADOR, Angelo Domingos. Cultura e educação brasileiras. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1976.
THE WIZARD OF OZ. (O Mágico de Oz). Direção: Victor Fleming. 101 min. EUA: 1938.
VEIGA, José Eli. Cidades imaginárias. O Brasil é menos urbano do que se calcula. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
VENDRAMINI, Célia Regina. Educação e trabalho: reflexões em torno dos movimentos sociais do campo. In: Caderno CEDES, Campinas, v. 27, n.72, maio/ago. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622007000200002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: mar. 2014.
WELCH, Cliford A.; MALAGODI, Edgard; CAVALCANTI, Josefa S. B.; WANDERLEY, Maria de Nazareth B. Camponeses Brasileiros.São Paulo: Editora UNESP, 2009

Downloads

Publicado

2015-05-31

Edição

Seção

Artigos Científicos