Paisagame como Ferramenta Metodológica para o Ensino da Categoria Geográfica Paisagem

Autores

  • Jaci Araújo De Sousa Universidade Federal de Campina Grande - Campus Cajazeiras PB

Resumo

Este artigo enfatiza o uso do jogo eletrônico Paisagame como recurso metodológico para o ensino da categoria geográfica paisagem. Trata de um estudo comparativo realizado nas duas turmas do 6° ano do turno da tarde da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Cecília Estolano Meireles situada na cidade de Cajazeiras-PB. A pesquisa tinha como objetivo demonstrar que através desse jogo eletrônico é possível promover o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos no que se refere a esse conteúdo. A categoria paisagem remete a um dos conceitos essenciais na análise geográfica. A aprendizagem deste conceito facilita ao aluno compreender as demais categorias geográficas, como também, permite que o mesmo faça uma leitura do espaço geográfico, percebendo a interrelação do homem com a natureza. Contudo, diante das mudanças ocorridas no espaço e no ambiente escolar, torna-se necessário o professor ressignificar suas práticas pedagógicas, buscando inovar em sala, na tentativa de colaborar na compreensão dos alunos mediante aos conteúdos e instiga-los a percorrer o saber geográfico.

Biografia do Autor

Jaci Araújo De Sousa, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Cajazeiras PB

Graduanda do curso de licenciatura em Geografia na UFCG- Campus Cajazeiras. Bolsilta CAPS do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docencia ( PIBID).

Downloads

Publicado

2015-11-30

Edição

Seção

Artigos Científicos