Os sete deveres necessários ao ensino da geografia e da cartografia escolar como desafios

Autores

Resumo

Na construção deste artigo, traçamos objetivos, pois eles nos levam ao estabelecimento de rotas. Desta forma, metaforizamos “Os Sete Saberes necessários a Educação do Futuro de Edgar Morin (2002),  com a construção do conhecimento geográfico/cartográfico no ensino escolar. Parece que, através do desafio deste artigo, nascerão frutos, tanto para os autores, como para professores de Geografia e pesquisadores, no sentido de, em outras considerações sobre a temática, retomarmos os autores, com novas leituras e discussões críticas, na busca de ideias e de outras verdades provisórias, bem como a  ações pedagógicas não lineares. Assim, este artigo através de ações bibliográficas, objetiva direcionar aos professores que ensinam Geografia a  buscarem caminhos e, com a acomodação,  outros direcionamentos  para ensinar Cartografia, no sentido de  dar conta da espacialidade da Geografia.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Florencio de Abreu e Silva, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Prof, Adjunto do Depto de Geografia da Universidade de Pernambuco

Antonio Carlos Castrogiovanni, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Profº Dr. em Comunicação Social na área de práticas sociais em Comunicação, Geografia e Turismo pela PUC RS. É professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Prof. Adjunto da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Prof. do curso de pós graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ijaciara Barros de Abreu, Secretaria de Educação de Pernambuco

Profª Me. Em Ciências da Religião, pela Universidade Católica de Pernambuco. Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Contato: barros

Referências

ALMEIDA, Cleide; PETRAGLIA, Izabel. Estudos de Complexidade. São Paulo: Xamã, 2006.
BECKER, F. Educação e construção o conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.

BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Penso, 2012

CASTELLAR, Sonia M.V. Educação Geográfica: a psicogenética e o conhecimento escolar. In: Educação Geográfica e as Teorias de aprendizagens. Cadernos Cedes, Campinas, vol.25, maio/agosto, 2005.
CASTROGIOVANNI, A. C.; SILVA, PAULO R.F.ABREU e. A Dialogicidade entre a Geografia e a Cartografia no Ensino Escolar. In: MELLO, L.S.; ROJAS, Jucimara.(Orgs). A transversalidade da interdisciplinaridade em metodologias e pesquisas. Curitiba, : CRV, 2015.
CASTROGIOVANNI, A. C.; SILVA, PAULO R.F.ABREU e. A dialógica entre a Cartografia no ensino básico e o sistema de informação geográfica nos pleitos territoriais. In: CASTROGIOVANNI, A.C. et al. Movimentos para ensinar geografia – oscilações. Porto Alegre: Editora Letra 1, 2016.
COSTELLA, R. Z. O Significado da Construção do Conhecimento Geográfico gerado por vivências e representações espaciais. Tese de Doutorado: Geociência UFRGS, 2008.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 13. ed. São Paulo: Papirus, 2008.
FRANCISCHETT, Mafalda Nesi . A Cartografia no Ensino de Geografia : a aprendizagem mediada. Tese de Doutorado, Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP - Campus de Presidente Prudente – SP , 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GARDNER, H. Inteligências Multiplas: a teoria na prática.Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

HAESBAERT, Rogério. Dilema de Conceitos: Espaço-Território e Contenção. In: SAQUET M.A. e SPOSITO E.S. (Org.) Territorial.Territórios e Territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e Patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

MATURANA, H.R. e VARELLA, F. J. A Ontologia da Realidade. Belo Horizonte: Ed.UFMG, 1999.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Lisboa; Instituto Piaget, Brasília, DF: UNESCO, 2002.

___________ Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2007.
___________ A cabeça Bem Feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010
PIAGET, Jean. A construção do real na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
PIAGET, Jean; INHELDER, Barbel. A representação do espaço na criança. Porto Alegre: Arte Médicas, 1993.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

SANTOS, Akiko. Didática sob a ótica do pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2003.

SILVA, Paulo R.F de Abreu e CARNEIRO, Andrea. A Educação Cartográfica na formação do professor d Geografia em Pernambuco: Revista Brasileira de Cartografia n.58/1, abril de 2006.

SILVA, Paulo R.F. de Abreu e; CASTROGIOVANNI, A. C. A Dialógica Emergente da Geografia e da Cartografia no Ensino Escolar. IX Enampege, Goiania, 2011.

Downloads

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

Artigos Científicos