Saídas de campo como contibuto à educação geográfica

uma experiência na educação básica

Autores

Palavras-chave:

Mekas, Diário, Exílio

Resumo

O estudo analisa a importância das saídas de campo na Educação Geográfica pelas vozes dos sujeitos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, cujo corpus de dados é composto por registros fotográficos, caderno de campo dos estudantes e do professor e entrevistas semiestruturadas realizadas de vinte e dois estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do sul do Brasil, no segundo semestre de 2019. Os dados analisados pelos procedimentos da Análise do Discurso revelam a importância das saídas de campo como momentos de aprendizagem, ao possibilitarem relacionar, adensar e vivenciar in loco, os conteúdos estudados na sala de aula e relacioná-los a outros componentes curriculares. Evidenciam que elas aproximam os estudantes entre si, com seus professores, por desenvolverem-se de forma colaborativa, descontraída e amistosa. Revelam o desenvolvimento de habilidades como a observação, a coleta e análise de imagens, o registro escrito. Ademais, possibilitam conhecer a paisagem cultural e as transformações promovidas no espaço ao longo do tempo, além de permitir a ativação da memória e proporcionar aprendizagens pelos diferentes órgãos dos sentidos.

Biografia do Autor

Adilson Tadeu Basquerote, UNIVERSIDADE PARA o DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ -UNIDAVI

Doutor em  Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Sócio-ambiental, oferecido pela outor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2020), com estágio de Doutoramento Sanduíche no Instituto de Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT/UL). Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) (2015). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (2017) e em Estudos Sociais- Geografia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2004). Atualmente é professor na Universidade Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Compõe o corpo editorial, científico e de pareceristas de revistas científicas na área de Ensino e de Educação Geográfica. Possui experiência na Educação Geográfica, dedicando-se em especial ao uso das TIC no Ensino e na aprendizagem, Ensino e Aprendizagem, Recursos didáticos. Paralelamente, pesquisa os seguintes temas: Agroecologia, Agricultura Familiar, Gênero em contextos rurais, Associações agrícolas familiares e Segurança alimentar.

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Publicado

2022-05-27

Edição

Seção

Artigos Científicos