Ensino de geografia nos anos iniciais e BNCC:

o que dizem os registros discentes?

Autores

  • Arthur Breno Stürmer Instituto Federal de Alagoas - IFAL / UFSM http://orcid.org/0000-0002-0510-8454
  • Audimara Barbosa Martinho Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Arcos
  • Marcela de Melo Fernandes Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Arcos

Resumo

A Geografia constitui-se em um conjunto de conhecimentos importantes na formação dos indivíduos, que é estudado desde o início da escolarização obrigatória, no Brasil, conforme consta na atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo deste estudo foi investigar o ensino da Geografia dos Anos Iniciais de uma escola municipal de Ensino Fundamental de Vista Alegre/RS e se o mesmo segue a Base Nacional. A metodologia utilizada enfatizou a abordagem qualitativa, descritiva e a análise documental apoiada nos registros discentes das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, correspondentes ao 1º, 2º e 3º anos. A partir dos resultados, tem-se que o ensino da geografia segue muitas das orientações contidas na BNCC, cujos objetos de conhecimento e respectivas habilidades já vinham fazendo parte das rotinas de estudos. O ensino de geografia, assim revelado pelos registros discentes, requereu poucas adaptações curriculares e de natureza protocolar. 

Biografia do Autor

Arthur Breno Stürmer, Instituto Federal de Alagoas - IFAL / UFSM

DOUTORANDO EM GEOGRAFIA (UFSM); MESTRE EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E MEIO AMBIENTE; ESPECIALISTA EM HISTÓRIA E GEOGRAFIA AMBIENTAL DO SUL DO BRASIL; ESPEC. EM GESTÃO EDUCACIONAL; ESPECIALISTA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO, PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Audimara Barbosa Martinho, Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Arcos

Especialista em Educação Ambiental (IFF); Licenciada em Geografia (IFF); Especializanda em Docência pelo Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Arcos.

Marcela de Melo Fernandes, Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Arcos

Doutoranda em Ensino (UNIVATES); Mestra em Educação, Cultura e Organizações Sociais (UEMG); Licenciada em Pedagogia (UNIMES); Docente do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Arcos.

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Publicado

2021-11-29

Edição

Seção

Artigos Científicos