O estudo do lugar e cotidiano no ensino de geografia:

uma proposta pedagógica para o ensino fundamental

Autores

  • Vanessa Manfio Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Núcleo de Estudos Agrários

Palavras-chave:

Astronomia, Deficiência Visual, Recurso Didático

Resumo

O lugar é uma das categorias da geografia mais significativas para abordagem escolar, pois abre caminhos para o entendimento do cotidiano, identidade e espaço vivido do aluno, partindo de sua percepção, conhecimento prévio e vivência. A abordagem deste conceito em aula não pode ser meramente teórica, descritiva, mas sim permitir que o aluno aprenda por meio da riqueza do seu espaço e da realidade que o rodeia. Uma das maneiras de ensinar o lugar pode ser através da literatura e do desenho, buscando unir a imagem real ao mundo literário dos personagens. Neste ponto, o presente trabalho objetivou-se discutir sobre o lugar e cotidiano no ensino de geografia, por meio da literatura e desenho, abordando práticas pedagógicas que estimulam esta aprendizagem e que foram trabalhadas com os alunos do ensino fundamental.

Biografia do Autor

Vanessa Manfio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Núcleo de Estudos Agrários

Licenciada e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com intercâmbio na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal. Fui professora na rede estadual do Rio Grande do Sul e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente membro do Núcleo de Estudos Agrários da UFRGS.

Referências

CALLAI, H. C. O estudo do lugar como possibilidade de construção da identidade e pertencimento. In: CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, 8, 2004, Coimbra. Anais... Coimbra: Universidade de Coimbra, 2004. p. 01-10.

___________. Aprendendo a ler o mundo: A Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Caderno Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 227-242, maio/ago. 2005. Disponível em: <http://www.cedes.unincamp.br>. Acesso em 20 de mar. de 2020.

___________. O ensino de Geografia: recortes espaciais para análise. p. 57-63. In: CASTROGIOVANNI, A. C. et. al. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2010.

CARLOS, A. F. A. O lugar no/do mundo. São Paulo: FFLCH, 2007.

CASTELLAR, S. M. V. A alfabetização em geografia. Espaços da Escola, Ijuí, v. 10, n. 37, p. 29-46, jul./set. 2000.

CASTROGIOVANNI, A. C.; CALLAI, H. C.; KAERCHER, N. A. Ensino de geografia: práticas e textualizações. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2003.

CASTRO, J. F. de. Geografia e literatura: da aproximação ao diálogo. In: SUZUKI, J. C.; LIMA, A. P. de; CHAVEIRO, E. F. (org.). Geografia, literatura e arte: epistemologia, crítica, interlocuções. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2016. p. 332-347.

CAVALCANTI, L. de S. A geografia escolar e a cidade: Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008.

_________________. A Geografia e a realidade contemporânea: Avanços, caminhos, alternativas. In: SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO,1, 2010, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2010. p. 01-16.

_________________. O lugar como espacialidade na formação do professor de geografia: breves considerações sobre práticas curriculares. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 01-18, jul./dez., 2011.

COSGROVE, D. A geografia está em toda parte. Cultura e simbolismo nas paisagens humanas. p.92-123. In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (Orgs.). Paisagem, Tempo e Cultura. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1988.

FERREIRA, L. F. Acepções recentes do conceito de lugar e sua importância para o mundo contemporâneo. Revista Território, Rio de Janeiro, ano 5, nº 9, pp. 65•83, jul./dez., 2000.

GOULART, L. B. O que afinal um professor dos anos iniciais precisa saber para ensinar geografia?. Percursos, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 8-19, jul./dez. 2012.

LEITE, C. M. C. O lugar e a construção da identidade: os significados construídos por professores de Geografia do ensino fundamental. Tese (doutorado) - Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, 2012.

MANFIO, V. O lugar na ótica do cotidiano, vivência e identidade: uma visão a partir da quarta colônia de imigração italiana, RS, Brasil. Revista presença geográfica. V.5, n.2, p. 26-34, 2018.

_________. O ensino de geografia na pandemia Covid-19: uma análise da perspectiva do lugar através de histórias em quadrinhos pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª. Cândida Zasso de Nova Palma-RS. Disciplinarum Scientia. Série: Ciências Humanas, Santa Maria, v. 21, n. 2, p. 133-144, 2020.

MARTINS, R. E. M. W. O uso da literatura infantil no ensino de geografia nos anos iniciais. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 27, 2015, p. 64-79.

MOREIRA, R. O Discurso do Avesso: para a crítica da geografia que se ensina. São Paulo: contexto, 2014.

NASCIMENTO, L. K. do. O lugar do lugar no ensino de geografia: um estudo em escolas públicas do Vale do Ribeira – SP. 2012. São Paulo. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade de São Paulo, 2012.

ROCHA, R. A rua de Marcelo. São Paulo: Salamandra, 2001.

RODRIGUES, A. de L. Geografia e literatura: experiência na formação de professores dos anos iniciais. In: 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia Políticas, Linguagens e Trajetórias. 2019. Campinas. Anais... Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 29 de junho a 4 de julho de 2019.

ROMÃO, F. de S. Ensino de Geografia e cidade: Construindo uma “cidade ideal” com o conhecimento dos alunos. Revista Tamoios, Rio de Janeiro, ano 7, n. 2, 2011.

SAINT-EXUPÉRY, A. de. O Pequeno Príncipe. São Paulo-SP: Círculo do Livro, 1989.

SALTORIS, D. B.; CARDOSO, C. Geografia e Literatura: uma proposta para um ensino interdisciplinar. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GEÓGRAFOS, XVIII, 2016. São Luís-MA. Anais... São Luís-MA, 24 a 30 de jul. de 2016.

SANTOS, M. O lugar: encontrando o futuro. RUA - Revista de Urbanismo e Arquitetura, Salvador –BA, v. 4, n. 1, p. 34-39, 1996. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/rua/article/view/3113/2230. Acesso em: 30 de mar. de 2020.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção- 4ª Ed. 2ª reimpressão. São Paulo. Editora Universidade de São Paulo, 2006.

SOBRINHO, H. de C. Geografia escolar e o lugar: a construção de conhecimentos no processo de ensinar/aprender geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 17, p. 1-17, jan./abr. 2018.

TUAN, Y. -F. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983.

VIEIRA, L. O lugar no ensino de geografia: no olhar dos/as estudantes. Pesquisar - Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia. Florianópolis, SC, v. 1, n. 1, out. 2014.

VIEIRA, L. O lugar como referência de aprendizagem no ensino de geografia: trajetória docente no estado de Santa Catarina. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, I., Maceió –AL, 2018. Anais ... 12 a 14 de março de 2018. Disponível: file:///C:/Users/Celia/Downloads/4439-16057-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 28 de jan. de 2021.

Downloads

Publicado

2021-11-29

Edição

Seção

Artigos Científicos