Saídas de campo como contibuto à educação geográfica
uma experiência na educação básica
Palavras-chave:
Mekas, Diário, ExílioResumo
O estudo analisa a importância das saídas de campo na Educação Geográfica pelas vozes dos sujeitos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, cujo corpus de dados é composto por registros fotográficos, caderno de campo dos estudantes e do professor e entrevistas semiestruturadas realizadas de vinte e dois estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do sul do Brasil, no segundo semestre de 2019. Os dados analisados pelos procedimentos da Análise do Discurso revelam a importância das saídas de campo como momentos de aprendizagem, ao possibilitarem relacionar, adensar e vivenciar in loco, os conteúdos estudados na sala de aula e relacioná-los a outros componentes curriculares. Evidenciam que elas aproximam os estudantes entre si, com seus professores, por desenvolverem-se de forma colaborativa, descontraída e amistosa. Revelam o desenvolvimento de habilidades como a observação, a coleta e análise de imagens, o registro escrito. Ademais, possibilitam conhecer a paisagem cultural e as transformações promovidas no espaço ao longo do tempo, além de permitir a ativação da memória e proporcionar aprendizagens pelos diferentes órgãos dos sentidos.
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