Tomando partido: imprensa e eleições presidenciais em 2006

Autores

  • Alessandra Aldé Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Gabriel Mendes Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro
  • Marcus Figueiredo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O comportamento da mídia tornou-se um elemento central no estudo das eleições contemporâneas. Eleições presidenciais, com mais personalização e visibilidade da disputa, são ocasiões privilegiadas para observar a cobertura jornalística, procurando entender e avaliar suas implicações políticas. Este artigo analisa o noticiário publicado pelos três principais diários de circulação nacional – acerca dos principais candidatos a Presidente nas eleições de 2006. A partir da análise dos dados coletados pelo Doxa (Laboratório de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública do Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro), entre 1º de fevereiro e 1º de outubro de 2006, será possível definir em linhas gerais o posicionamento de cada jornal em relação aos candidatos nos momentos cruciais da campanha.

Biografia do Autor

Alessandra Aldé, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Alessandra Aldé é Professora e Pesquisadora do Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém-Doutores (Prodoc) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Endereço eletrônico: a.alde@uol.com.br

Gabriel Mendes, Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro

Gabriel Mendes é Doutorando em Ciência Política no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Pesquisador assistente do Doxa (Laboratório de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública do Iuperj). Endereço eletrônico: gmendes@iuperj.br.

Marcus Figueiredo, Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro

Marcus Figueiredo é Professor e Diretor de Pesquisa do Iuperj e coordenador do Doxa-Iuperj. Endereço eletrônico: mfigueiredo@iuperj.br.

Downloads

Publicado

2007-07-01

Edição

Seção

Dossiê Temático