O debate sobre meio ambiente no jornal Folha de São Paulo entre 1992 e 2008

Autores

  • Emerson Urizzi Cervi UEPG - UFPR
  • Michele Goulart Massuchin UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2011v10n19p239

Resumo

O tema “meio ambiente” entrou no debate público a partir do momento em que os problemas causados pelas ações do homem na natureza passaram a ser objeto de eventos e conferências. É quando surgem movimentos ambientalistas com o objetivo de defender a causa. Com isso, o assunto também passou a ser recorrente na mídia, principalmente a partir do final do século XX, e ser de interesse público na medida em que se percebeu sua importância na sociedade. Este artigo tem como objetivo analisar de que forma o assunto meio ambiente é abordado pelo jornal Folha de São Paulo entre 1992 e 2008, na tentativa de observar a posição da mídia no debate público a respeito do tema.

Biografia do Autor

Emerson Urizzi Cervi, UEPG - UFPR

Professor do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR – Curitiba) e coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Atores Sociais (UEPG/UFPR). Endereço eletrônico: eucervi@ufpr.br.

Michele Goulart Massuchin, UFPR

Mestranda em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR – Curitiba), membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Política da UFPR e bolsista do Programa REUNI. Endereço eletrônico: mimassuchin@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2011-10-29

Edição

Seção

Artigos