Orçamento Participativo e cultura política: Explorando as relações entre inovação institucional, valores e atitudes políticas.

Autores

  • Julian Borba Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil
  • Ednaldo Aparecido Ribeiro UEM

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2012v11n21p13

Resumo

O Orçamento Participativo (OP) tem sido apontado pela literatura como uma inovação institucional capaz de produzir impactos políticos institucionais e culturais. Entre os últimos, aponta-se para sua capacidade de alterar padrões de cultura política estabelecidos no país, como o clientelismo. Os dados empíricos que sustentam tais afirmações são, em geral, precários. O presente trabalho propõe-se a analisar tal problemática da relação entre OP e cultura política, tomando como base empírica um survey aplicado na cidade de Porto Alegre em 2000. Utilizamos técnicas multivariadas de análise de dados (modelo de regressão), que nos permitiu inserir elementos propriamente explicativos na análise e verificar se a participação no OP ou o tempo de participação constitui-se em um bom preditor de cultura cívica e capital social.

Biografia do Autor

Julian Borba, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina; Pesquisador do CNPq; Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS).

Ednaldo Aparecido Ribeiro, UEM

Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2012-08-14

Edição

Seção

Artigos