Limites e possibilidade da construção de “territórios de desenvolvimento” na Região Serrana do Rio de Janeiro

Autores

  • Maria José Carneiro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Betty Nogueira Rocha Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2009v8n14p251

Resumo

O artigo propõe uma avaliação de dois projetos intermunicipais envolvendo agricultores familiares na construção social de territórios de desenvolvimento. Partiu-se da hipótese de que a construção dessa territorialidade é mediada por uma cultura política que imprime limites e condiciona as dinâmicas territoriais. O município de Nova Friburgo foi assumido como ponto de referência para o mapeamento de projetos e/ou ações mobilizando agricultores multifuncionais sediados em outras municipalidades da região serrana do Rio de Janeiro. Com base numa caracterização cursiva da trajetória de desenvolvimento do universo selecionado e na problematização da categoria de território, as autoras procuram elucidar de que maneira um traço constitutivo da sociedade brasileira – a patronagem e o clientelismo – opera na tentativa de construção territorial que tem os agricultores familiares como atores sociais e principais beneficiários das políticas públicas acionadas nos últimos tempos.

Biografia do Autor

Maria José Carneiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Antropologia Social pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales. professora do Programa de Pós-Graduação de Ciencias Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Betty Nogueira Rocha, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Atualmente é doutoranda do Curso de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Economia Política, História do Pensamento Econômico e Ciências Sociais Aplicadas ao Estudo do Mundo Rural com ênfase no enfoque interdisciplinar ao estudo das migrações.

Downloads

Publicado

2009-10-06

Edição

Seção

Dossiê Temático