Novos atores no mercado: movimentos sociais econômicos e consumidores politizados

Autores

  • Fátima Portilho Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2009v8n15p199

Resumo

O artigo reflete sobre os novos atores do mercado, em especial os movimentos sociais econômicos, ou seja, aqueles em que os atores constroem uma nova cultura de ação política visando a reapropriação da economia a partir de valores próprios. Exemplo disso são os movimentos de economia solidária, comércio justo, indicação geográfica, slow food e os movimentos de consumidores organizados. Esta interface entre movimentos sociais e mercado é, talvez, a característica mais marcante, diferenciadora e polêmica das mobilizações políticas atuais. No entanto, para além dos movimentos sociais econômicos, o artigo enfatiza e, ao mesmo tempo, problematiza a ação política na esfera do consumo individual, o que tem sido chamado de consumo política.

Biografia do Autor

Fátima Portilho, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências Sociais. Professora do CPDA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Grupo de Pesquisa Sociedades e Culturas de Consumo. Núcleo de Pesquisa Mercados, Redes e Valores.

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Publicado

2009-10-29

Edição

Seção

Dossiê Temático