Meio Ambiente e Desenvolvimento na Região Metropolitana de Porto Alegre: uma abordagem a partir do espaço rural

Autores

  • Osmar Tomaz de Souza Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-graduação em Economia.
  • Augusto Mussi Alvim Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-graduação em Economia.
  • Letícia Hoppe Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Instituto de Meio Ambiente.
  • Luzihê Martins Faculdade Cenecista de Osório, FACOS, Brasil.
  • Giórgia Pasquetti Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2013v12n23p137

Resumo

 A gestão do meio ambiente em regiões metropolitanas representa um grande desafio à política ambiental, pois a elevada aglomeração de pessoas e atividades nas metrópoles cria um cenário propício ao aprofundamento dos problemas ambientais. Em especial, as áreas rurais das áreas metropolitanas que tem sido relegado ao plano secundário, embora representem a maior parte da área física dessas regiões e possuam grande diversidade de funções. O objetivo neste trabalho é refletir sobre estes temas com base na Região Metropolitana de Porto Alegre, RS. Para tanto, são analisados: (a) a dinâmica e as funções do seu rural; (b) as principais políticas de desenvolvimento e ambientais que nele incidem; c) os embates sobre as políticas de desenvolvimento regional neste contexto.

Biografia do Autor

Osmar Tomaz de Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-graduação em Economia.

Professor em tempo integral da PUC-RS e do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE-PUCRS). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Economia Rural, Desenvolvimento e Meio Ambiente, com pesquisas e projetos relacionados aos seguintes temas: desenvolvimento regional, desenvolvimento rural, Agricultura e meio ambiente. É chefe do departamento de Econômia.

Augusto Mussi Alvim, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-graduação em Economia.

Professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Relações do Comércio; Política Comercial; Integração Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura, meio ambiente, acordos comerciais, problema de complementaridade mista. É coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE).

Letícia Hoppe, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Instituto de Meio Ambiente.

Professora na PUCRS na Escola de Negócios. Atua na área de Economia e Projetos Financeiros, destacando os seguintes temas: desenvolvimento sustentável, mercado de créditos de carbono, tecnologias para o sequestro geológico de CO2, geração de energia limpa, e estudos de vialibilidade econômica de projetos.Desenvolve trabalhos no Instituto do Meio Ambiente da PUCRS, assessorando a direção do Instituto na elaboração de projetos no âmbito da economia ambiental.

Luzihê Martins, Faculdade Cenecista de Osório, FACOS, Brasil.

Professora da Faculdade Cenecista de Osório(FACOS) nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Faz consultoria e treinamento nas áreas de Responsabilidade Social Empresarial e Gestão Ambiental.


Giórgia Pasquetti, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Economista.

Downloads

Publicado

2013-06-03

Edição

Seção

Artigos