Desemprego, flexibilização dos direitos trabalhistas e lutas sociais: a trajetória e os desafios do movimento social AC!

Autores

  • Elaine Regina Amorim UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2013v12n23p35

Resumo

Este artigo tem como objetivos discutir, por um lado, a trajetória do movimento social AC! (Agir juntos contra o desemprego!), que teve um papel importante, a partir de 1993, nas mobilizações desenvolvidas contra o desemprego na França e, por outro, o processo de flexibilização do sistema de proteção social destinado aos desempregados franceses. Pretende-se analisar as particularidades da formação dessa organização, as suas redefinições reivindicativas decorrentes, entre outros fatores, das mudanças no perfil da sua base social e das alterações realizadas nos direitos dos desempregados, como também os desafios enfrentados a partir dos anos 2000 frente ao esvaziamento que atingiu o movimento. A análise estende-se até o ano de 2008 e baseia-se na pesquisa de campo realizada em Paris por meio dos seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa documental e bibliográfica, entrevistas qualitativas junto às lideranças e observação participante em diversas atividades (assembleias, reuniões e manifestações).

 

Biografia do Autor

Elaine Regina Amorim, UNICAMP

Doutora e Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas, onde desenvolve atualmente pós-doutorado no Departamento de Ciência Política.

Downloads

Publicado

2013-06-03

Edição

Seção

Artigos