A escola e as normas em conflito: um ensaio sobre a educação institucionalizada e direitos humanos.

Autores

  • Rodrigo Manoel Dias da Silva UFFS - Campus Erechin

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2011v10n18p333

Resumo

O presente ensaio pretende realizar uma análise sobre a construção das normas sociais em instituições de ensino, evidenciando seus conflitos e descontinuidades na produção da justiça escolar. Através de estudo teórico, o autor interessa-se em discutir sociologicamente as implicações entre a escola e os princípios de justiça que orientam as políticas de direitos humanos, na contemporaneidade. Conclui reiterando que a proposição de uma política de direitos humanos, com efetividade no cotidiano escolar, precisa problematizar o regime meritocrático de organização escolar, considerando as múltiplas lógicas de ação política que a constituem.

Biografia do Autor

Rodrigo Manoel Dias da Silva, UFFS - Campus Erechin

Professor de Sociologia e Política na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim/RS. Endereço eletrônico: rodrigo_ddsilva@yahoo.com.br.

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Publicado

2011-04-26

Edição

Seção

Artigo