Ensino e docência: desafios para a formação e atuação de professores de Sociologia/Ciências Sociais

Autores

  • Jordânia de Araújo Souza
  • Noélia Nunes Marinho
  • Júlio Cezar Gaudencio

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2015v14n31p63

Resumo

O objetivo do presente artigo é problematizar questões em torno dos desafios postos com o
retorno e a institucionalização do ensino de Sociologia/Ciências Sociais na Educação Básica, por
meio da Lei nº 11.684/2008. Tais desafios são vivenciados tanto nos Cursos de Licenciatura em
Ciências Sociais quanto nas salas de aula da disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Neste sentido, a ideia é ponderar questões em torno da formação docente, chamando atenção para o abismo ainda existente entre a formação e a atuação dos professores de Sociologia/Ciências Sociais tendo como pano de fundo a formação que vem sendo desenvolvida pela Universidade Federal de Alagoas no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais presencial do Instituto de Ciências Sociais.

Biografia do Autor

Jordânia de Araújo Souza

Bacharel e Mestre em Ciências Sociais (UFCG), Licenciada em Sociologia (IPSJES/FPSJ), Doutoranda em Antropologia
(PPGA/UFPE), Professora do Instituto de Ciências Sociais (UFAL).

Noélia Nunes Marinho

Licenciada em Ciências Sociais (UFAL), Mestranda em Sociologia (PPGS/UFAL)

Júlio Cezar Gaudencio

Bacharel em Ciências Sociais (UFCG), Licenciado em Sociologia (IPSJES/FPSJ), Mestre e Doutor em Ciência Política (PPGCP/UFPE), Professor do Instituto de Ciências Sociais (UFAL).

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Publicado

2015-12-11

Edição

Seção

Dossiê Temático