A construção da campanha eleitoral majoritária no HGPE: uma análise comparada das estratégias usadas pelos presidenciáveis de 2014

Autores

  • Michele Goulart Massuchin
  • Camilla Quesada Tavares
  • Fernanda Cavassana de Carvalho
  • Regiane Soares Lima

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2016v15n32p171

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir as diferenças na apropriação do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) pelos partidos e candidatos na disputa majoritária à Presidência da República em 2014. A propaganda televisiva é o principal recurso de campanha utilizado em eleições de grande porte, sendo que tanto o conteúdo quanto o formato são relevantes para compreender o modo como a disputa se estrutura. Analisa-se o conteúdo apresentado pelos dois principais candidatos – Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) – considerando as estratégias, o apelo, os formatos, o tipo de orador e a mensagem geral de campanha. A metodologia utilizada é quantitativa de análise de conteúdo, sendo que este artigo parte de duas hipóteses: a) o segundo turno torna-se mais negativo, com maior ênfase na imagem do candidato e com uma campanha mais voltada para as emoções; b) a estruturação da campanha dos candidatos se dá de modo diferente, evidenciando características e formatos distintos.

Biografia do Autor

Michele Goulart Massuchin

 

Professora do curso de Jornalismo da UFMA. Doutora em Ciência Política pela UFSCar e mestre em Ciência Política pela UFPR. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Comunicação, Política e Opinião Pública (CPOP/UFPR). 

Camilla Quesada Tavares

Doutoranda em Comunicação pela UFF e mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela UEPG. Professora do curso de Jornalismo da UEPG.

Fernanda Cavassana de Carvalho

Doutoranda em Ciência Política e mestre em Comunicação pela UFPR. Professora do curso de Comunicação Organizacional da UTFPR. Pesquisadora do CPOP.

Regiane Soares Lima

Graduanda em Ciências Sociais na UFPR. Pesquisadora do CPOP.

Downloads

Publicado

2016-07-01

Edição

Seção

Dossiê Temático