Como os políticos brasileiros estão usando a internet para se comunicar e interagir com o eleitor? Um estudo sobre o uso da internet pelos candidatos às eleições de outubro de 2006 na região Sul do Brasil

Autores

  • Sérgio Soares Braga Universidade Federal do Paraná
  • Andressa Silvério Terra França Universidade Federal do Paraná
  • Letícia Carina Cruz Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Por ocasião do último pleito eleitoral, alguns analistas previam que a internet poderia tornar-se a grande novidade nas eleições brasileiras. Tal fenômeno de fato ocorreu? O objetivo deste artigo é apresentar evidências que possibilitem uma resposta mais fundamentada a esta pergunta e refletir sobre questões de natureza mais substantiva a respeito do uso que os políticos brasileiros estão fazendo da internet para se comunicar e interagir com o eleitor. O universo empírico de nossa pesquisa são os 2076 candidatos à esfera estadual e federal, nas eleições de outubro de 2006, na região Sul do país. Chegamos à conclusão de que o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) pelos políticos brasileiros ainda é bastante deficiente e, mais importante, desigualmente distribuído por partidos, estados e categorias de representação. Esse fato evidencia que muito esforço pode ser ainda feito para melhorar o uso das ferramentas propiciadas pela Internet para o aperfeiçoamento da comunicação e da interação entre as elites dirigentes e o cidadão comum.

Biografia do Autor

Sérgio Soares Braga, Universidade Federal do Paraná

Sérgio Soares Braga é Professor de Ciência Política do Departamento de Ciências Sociais (Deciso) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Endereço eletrônico: ssbraga@ufpr.br.

Andressa Silvério Terra França, Universidade Federal do Paraná

Andressa Silvério Terra França é Doutoranda em Sociologia pela UFPR. Endereço eletrônico: andressastf@gmail.com.

Letícia Carina Cruz, Universidade Federal do Paraná

Letícia Carina Cruz é Graduanda em Ciências Sociais pela UFPR, Bolsista do Programa de Iniciação Científica UFPR-Tesouro Nacional (UFPR-TN). Endereço eletrônico: politicsgirl22@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2007-07-01

Edição

Seção

Dossiê Temático