Território, desenvolvimento endógeno e capital social em Putnam e Bourdieu.

Autores

  • Antônio César Ortega Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.
  • Vitor Alberto Matos Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2013v12n24p35

Resumo

O estudo do desenvolvimento não deve se restringir a um único campo teórico. Estudos recentes sugerem a interação entre economia, história, sociologia e outras ciências humanas e sociais na perspectiva do território como construção social, apoiada na cooperação e reciprocidade, ainda que de natureza conflituosa. Muitas dessas perspectivas partem do princípio de que a construção de um território requer a existência de “capital social” elevado que possibilite um ambiente favorável ao engajamento visando ao desenvolvimento. Em Putnam, por exemplo, o capital social é um aspecto essencial para a apreensão do caráter endógeno do desenvolvimento. Crítico dessa perspectiva, Bourdieu, por sua vez, ressalta a necessidade de se introduzirem aspectos simbólicos para a compreensão do desenvolvimento como construção coletiva dos agentes locais. Apesar de certa proximidade entre suas formulações, sobretudo no tratamento teórico-interpretativo do capital social no que se refere à sua extensão, as divergências entre esses autores não são desprezíveis. Interpretações interdisciplinares, mesclando elementos simbólicos, culturais e econômicos são destacadas na análise de Bourdieu como elemento facilitador de diálogos envolvendo pensamentos e escolas diversificados, mas com profunda visão de interconexão.

Biografia do Autor

Antônio César Ortega, Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Doutor em Economia pela Universidade de Córdoba, Espanha, e professor associado do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. É pesquisador e/ou consultor de organizações multilaterais (FAO/ONU). É autor de artigos publicados nas revistas Economía, Sociedad y Territorio (2012), Segurança Alimentar e Nutricional (2012), Econômica (Niterói, 2012), Revista de Economia e Sociologia Rural (Impresso, 2011), entre outras. É autor de obras como Territórios deprimidos: os desafios das políticas de desenvolvimento rural (Alínea/Edufu, 2008) e Desenvolvimento sustentável: homem e natureza no cerrado mineiro” (Editora Roma, 2007), entre outros. E-mail: acortega@ufu.br.

Vitor Alberto Matos, Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Professor Titular aposentado do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, Brasil. É autor de artigos publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional (2009), na Revista Jurídica do Uniaraxá (2005) e na Revista de Ciência e Tecnologia, Recife (1998), entre outras. E-mail: vamatos@netsite.com.br.

Downloads

Publicado

2013-10-16

Edição

Seção

Artigos