A Construção dos Fundamentos Conceituais da Economia Solidária

Autores

  • Dyego de Oliveira Arruda Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Milton Augusto Pasquotto Mariani Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7984.2013v12n25p99

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral lançar luz acerca dos fundamentos basilares da economia solidária, situando-a no que tange aos aspectos históricos, sociológicos e até mesmo econômicos que lhe são pertinentes. Entende-se que a economia solidária – como quadro referencial das ciências sociais – erigiu-se numa perspectiva de adaptação/negação dos desígnios acumulativos e excludentes do modo de produção capitalista, numa tentativa de humanização deste sistema. Logo, todo o quadro analítico da economia solidária foi construído neste trabalho a partir desta perspectiva de adaptação/negação dos fundamentos basilares do sistema capitalista. Trata-se, portanto, de um artigo decorrente de uma pesquisa essencialmente qualitativa, de caráter descritivo e exploratório – sobretudo por conta da contemporaneidade do tema. Entende-se que, mediante ao levantamento das informações, urgem pesquisas acerca das próprias práticas de economia solidária contemporâneas, situando-as no seio das políticas públicas, bem como no âmbito da evolução da economia solidária enquanto movimento organizado.

Biografia do Autor

Dyego de Oliveira Arruda, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Bacharel em Ciências Econômicas pelo Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CCHS/UFMS). É mestrando em Administração pela mesma instituição, e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Milton Augusto Pasquotto Mariani, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Geógrafo. Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). É professor do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CCHS/UFMS), nos Programas de Mestrado em Administração e Estudos Fronteiriços.

Downloads

Publicado

2013-12-27

Edição

Seção

Artigos