Quem conta um conto aumenta vários pontos: uma discussão sobre a importância e a arte do contar Histórias para o desenvolvimento de crianças surdas

Autores

  • Tatiana Bolivar Lebedeff UPF - Passo Fundo - RS
  • Sussi Abel Menine Guedes UPF - Passo Fundo - RS
  • Giovana Aparecida Garcia de Assis UPF - Passo Fundo - RS
  • Tatiane de Souza da Anhaia UPF - Passo Fundo - RS

Resumo

Acredita-se que a pré-escola tem o papel de assegurar espaços de apropriação de novas linguagens à criança. Para tanto, é necessária a organização de um ambiente de letramento onde a criança possa compreender a função social da escrita. No caso das crianças surdas, estudos demonstram que a exposição precoce à Língua de Sinais (LS) funcionaria como uma plataforma de lançamento para o desenvolvimento de outras habilidades lingüísticas. Propõe-se um incremento na atividade de contar histórias para crianças surdas por professores surdos instrumentalizados com diferentes mídias para o conto de histórias infantis. Para facilitar a apresentação das histórias, na pesquisa que está sendo realizada, os livros infantis estão sendo adaptados das seguintes maneiras: ampliação artesanal das ilustrações para colocação em cavalete; ampliação das ilustrações em fotocópia colorida, para colocação em cavalete; fotocópia das ilustrações em lâminas para uso em retroprojetor; transformação dos personagens em bonecos manipuláveis etc. Justifica-se a importância dessa atividade pelo fato de que é o modo de participação da criança, ainda na oralidade (e, neste caso, em LS), nas práticas de leitura e escrita que permitirão à criança construir uma relação com a escrita como prática discursiva e como objeto de mediação com o mundo.

Biografia do Autor

Tatiana Bolivar Lebedeff, UPF - Passo Fundo - RS

Graduação em Educação Especial Habilitação Em Deficientes da Áudiocomunicação pela UFSM (1989), Mestrado em Educação pela UERJ (1993) e Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS (2002).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Sussi Abel Menine Guedes, UPF - Passo Fundo - RS

Graduação em Pedagogia Pré Escola Didática pela UFSM (1990) e mestrado em Educação pela UFSM (1996).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Giovana Aparecida Garcia de Assis, UPF - Passo Fundo - RS

Graduação em Pedagogia Habilitação Educação Infantil pela UPF.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Tatiane de Souza da Anhaia, UPF - Passo Fundo - RS

Graduação em Pedagogia pela UPF (2004) , especialização em Educação Especial Inclusiva pelo IBPEX (2006) , curso-tecnico-profissionalizante pelo FENEIS (1999).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2005-01-01