Classes de Aceleração : “Pedagogia” da inclusão ou da exclusão?

Autores

  • Beatriz Bittencourt Collere Hanff UFSC - Florianópolis - SC
  • Raquel Barbosa UDESC - Florianópolis - SC
  • Zenir Maria Koch UDESC - Florianópolis - SC

Resumo

O objetivo do presente artigo é debater a implantação da política nacional das Classes de Aceleração em Santa Catarina, mais especificamente no município de Florianópolis, a partir de 1998, tendo por base a pesquisa “A pedagogia da repetência em questão: um estudo de caso junto às classes de aceleração”. Realizada em duas etapas, essa pesquisa procurou analisar, os condicionamentos históricos dos processos de implantação, formação de professores e outros relacionados com o trabalho docente e seus resultados, possibilitando caracterizar as diferenças existentes entre as propostas de aceleração, num diagnóstico preliminar em seis escolas da rede pública estadual e municipal. Nas entrevistas realizadas com professores, articuladores e coordenadores foram colhidos relatos sobre o processo de implantação, as dúvidas, a formação docente e a assessoria, as experiências pedagógicas, a integração das classes no interior das escolas e os processos de isolamento. As classes de aceleração serviram para alterar as relações pedagógicas internas na escola, dando maior visibilidade aos chamados problemas de aprendizagem e ao reconhecimento e atendimento às diferenças sociais, como também em muitas escolas, para segregar ainda mais os alunos considerados “com dificuldade de aprendizagem ou dificuldade de interação social”.

Biografia do Autor

Beatriz Bittencourt Collere Hanff, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Pedagogia pela UFPR (1973) e mestrado em Educação pela PUC-RJ (1981).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Raquel Barbosa, UDESC - Florianópolis - SC

Raquel Barbosa foi bolsista desta pesquisa em 2001 e 2002 e aluna do Curso Pedagogia da UDESC.

Zenir Maria Koch, UDESC - Florianópolis - SC

Graduação em Pedagogia pela UFSC (1972) , especialização em Sociologia da Educação pela UFSC (1979) e mestrado em Educação pela UFSC (1989) .

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2002-01-01