Constituindo-se sujeito: uma história de compensação social

Autores

  • Deize de Souza Borges FUCAS - Florianópolis - SC
  • Rosângela Kittel EBMIAS - Florianópolis - SC

Resumo

O presente artigo tem como objetivo colaborar nas reflexões pedagógicas acerca da educação de cegos. Propõe a reflexão do tema sob o enfoque do materialismo histórico dialético. Fazendo um resgate das etapas de desenvolvimento das opiniões científicas sobre a psicologia dos cegos em paralelo às práticas de uma Sala de Recursos de atendimento a educandos Cegos e Baixa Visão, da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Desenvolve os conceitos de mediação semiótica, auto-regulação, Processos Psicológicos Superiores e compensação social como elementos de constituição do homem, enquanto ser social.

Biografia do Autor

Deize de Souza Borges, FUCAS - Florianópolis - SC

Graduação em Pedagogia pela UFSC (2000), Especialização em Psicopedagogia UNISUL (2002), Mestrado em Languistique, Didactique et Informatique - UNIVBP- França (2005).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Rosângela Kittel, EBMIAS - Florianópolis - SC

Professora de Sala de Recursos para Educandos Cegos e Baixa Visão. Escola Básica Municipal Intendente Aricomédes da Silva.

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Publicado

2002-01-01