Por entre teorias e práticas, um caminho para a prática reflexiva

Autores

  • Sonia Cristina de Lima Fernandes UFSC - Florianópolis - SC

Resumo

O artigo analisa os conceitos de teoria e prática presentes nos textos produzidos pelos professores da educação infantil participantes de um processo de formação em serviço. Permeia os textos dos professores, simultaneamente, uma concepção dicotômica entre teoria e prática e também alguns indícios que apontam em direção à práxis. A aproximação entre teoria e prática é possibilitada quando os professores têm espaço para discutir suas experiências e tempo para refletir sobre seu trabalho. O desenvolvimento de uma práxis reflexiva exige processos contínuos de formação de professores, onde cada professor, em parceria com os coordenadores e com os outros professores, protagonizem a sua própria formação.

Biografia do Autor

Sonia Cristina de Lima Fernandes, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Educação Física pela UFSC (1986) , especialização em Educação Física Infantil pela UFSC (1988) e mestrado em Educação pela UFSC (2000).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2002-01-01