Ações afirmativas e a inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior

Autores

  • Marilú Mourão Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo objetiva discutir e fazer uma reflexão a respeito das políticas públicas de ações afirmativas voltadas para pessoas com deficiências na perspectiva dos Direitos Humanos, com respeito às diferenças e, sobretudo levar em conta o princípio da igualdade,
na garantia de uma proposta inclusiva no ensino superior. Nesse sentido aborda a temática no contexto da universidade e, particularmente a respeito do panorama e das experiências de sistema de cotas no contexto brasileiro. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar as condições reais dos alunos com deficiência que acessaram a Universidade através do sistema de cotas. A temática aqui apresentada traz elementos fundamentais nas questões relacionadas ao processo inclusivo para a garantia da permanência desses alunos e não apenas o acesso dos mesmos ao ensino superior. O método utilizado foi através de entrevistas semi estruturadas com alunos com deficiência da primeira universidade pública que adotou o sistema de cotas no Brasil, a UERGS. Essa pesquisa mostrou as dificuldades enfrentadas por esses alunos no cotidiano acadêmico e o quanto as universidades precisam ir para além das cotas para garantir a  permanência desses alunos.

Biografia do Autor

Marilú Mourão Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Fisioterapia e Reabilitação pela Universidade Federal de Santa Maria (1981) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Título: Inclusão e Universidade: Análise de trajetórias acadêmicas na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Ano de obtenção: 2007, Especialização em Educação Psicomotora Faculdades Porto Alegrenses, FAPA, Especialização em Administração Hospitalar, Centro Universitário Feevale eEspecialização em fisioterapia neurofuncional pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, CREFITO Atualmente é fisioterapeuta da Fundação de Atendimento Ao Deficiente e Ao Superdotado no Rio Grande do Sul. Foi professora titular da FEEVALE, no curso de fisioterapia, professora formadora do curso à distancia de formação de professores para atuação em salas de recursos multifuncionais, pelo MEC/SEESP/FNDE/FADERS, docente no curso para capacitaçõa de professores em deficiencia mental, pela UNISC, professora da disciplina condutas tipicas, no curso em EAD, pela ULBRA. Atualmente é fisioterapeuta da Fundação de Atendimento Ao Deficiente e Ao Superdotado no Rio Grande do Sul, membro de comissão da prefeitura de porto alegre, membro suplente - SECRETARIA ESTADUAL DE SAUDE e elabora provas de concursos da fundação conesul.Foi professora titular da FEEVALE, no curso de fisioterapia, professora formadora do curso à distancia de formação de professores para atuação em salas de recursos multifuncionais, pelo MEC/SEESP/FNDE/FADERS, docente no curso para capacitaçõa de professores em deficiencia mental, pela UNISC, professora da disciplina condutas tipicas, no curso em EAD, pela ULBRA. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupaciona.

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Publicado

2008-01-01