A saúde entra na Escola

Autores

  • Iolanda Universina Montano dos Santos EEEFVP - Pelotas - RS

Resumo

Nesta discussão ressalto a relação entre o discurso pedagógico e o discurso terapêutico através da postura higienista, com a formação dos bons hábitos para a produção de um sujeito considerável saudável/normal. Nesse sentido, procuro mostrar algumas articulações entre Educação e Saúde e apontar que o lugar da saúde escolar, no currículo e na vida escolar, parece seguir um lugar de disciplinamento e normalização. Dessa forma, procuro discutir a complexidade da concepção de saúde, contribuindo para a discussão de questões relativas aos processos de inclusão na escola.

Biografia do Autor

Iolanda Universina Montano dos Santos, EEEFVP - Pelotas - RS

Graduação em Licenciatura em Estudos Sociais 1º Grau pela PUC - RS (1980), graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela PUC - RS (1983) e especialização em Supervisão Educacional pela FAPA (1997) e Mestrado em Educação pela UFRGS (2004).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-04-25