Arte no Paleolítico:uma experiência educativa com alunos surdos

Autores

  • Graciela Rene Ormezzano UPF - Passo Fundo - RS
  • Carla Maria Paim Furlanetto UPF - Passo Fundo - RS

Resumo

Este trabalho trata de uma experiência no 4º ano da classe especial do Ensino Fundamental, com alunos adolescentes, surdos, de ambos os sexos, em uma escola de Passo Fundo, RS. Trabalhamos em um projeto investigativo de educação especial, utilizando a oficina como metodologia pedagógica, cuja temática foi a Pré-história, abordando as interfaces entre história e arte. Utilizamos a proposta triangular de Barbosa (1997), considerando a contextualização, a leitura de imagens e o fazer artístico. A contribuição desta experiência está baseada nas possibilidades comunicacionais que a utilização de estratégias educativas e estéticas oferecem, como modalidade de inclusão, aos alunos que possuem necessidades educativas especiais, principalmente, a relevância das funções da imagem no processo de comunicação com surdos, considerando a função tradutora, a função social, a função analítica, a função comparativa, a função temporal, a função espacial, a função estética e, particularmente, a função didática que pode ser motivadora do interesse, capta a atenção e, ao mesmo tempo, apresenta uma valiosa possibilidade de alimentar a fantasia, desenvolver a criatividade, conectar-se com o domínio afetivo do aluno e ampliar o seu campo cognitivo.

Biografia do Autor

Graciela Rene Ormezzano, UPF - Passo Fundo - RS

Graduação em Professorado Em Escultura - ENBAPP - Buenos Aires - Argentina (1985), graduação em Educação Artística Artes Plásticas Lp pela UFRGS (1992), mestrado em Educação - PUC - Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Educação - PUC - Rio Grande do Sul (2001), especializaçao em Arteterapia em Educaçao e Saùde - UCAM (2002).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Carla Maria Paim Furlanetto, UPF - Passo Fundo - RS

Graduação em Administração de Empresas pela UPF. Graduação em Educação Artística Habilitação Em Artes Plásticas pela UPF. Atualmente é Monitora do Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2005-01-01