Letramento em inglês de crianças surdas sinalizantes

Autores

  • Barbara Gerner de Garcia Gallaudet University - Forida - EUA

Resumo

Pesquisas sobre como crianças surdas sinalizantes aprendem a ler e escrever não apresentam respostas claras sobre como atingir o sucesso dos leitores surdos na aquisição do letramento na língua falada e escrita. Oferecendo apoio e um ambiente centrado no surdo pode evitar atrasos no desenvolvimento da linguagem e do letramento. O estudo das estratégias usadas pelos surdos que explicitamente relacionam os sinais com a grafia é critico. Também são importantes as considerações sobre o papel do Inglês Manualmente Codificado e da consciência fonológica que podem ser relevantes no desenvolvimento do letramento no inglês. As pesquisas indicam que há múltiplos caminhos, ao invés de um único só, para o acesso a leitura por aprendizes surdos.

Biografia do Autor

Barbara Gerner de Garcia, Gallaudet University - Forida - EUA

Professor of Departament of Education Froudations and Research Gallaudet University - Florida, EUA. Ph.D in Education.

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Publicado

2003-01-01

Edição

Seção

Artigos