El Significado de la Negación Paraconsistente

Authors

  • Gladys Palau Departamento de Filosofía Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación (FaHCE) Universidad Nacional de La Plata (UNLP)
  • Cecilia Duran Departamento de Filosofía Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación (FaHCE) Universidad Nacional de La Plata (UNLP)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1808-1711.2009v13n3p357

Abstract

Neste trabalho concorda-se com a tese de I. Hacking segundo a qual o significado das constantes lógicas é dado pelas Regras de Introdução e Eliminação do cálculo de sequentes de Gentzen que caracterizam a concepção da noção de consequência lógica abstrata. Perguntamos quais são as regras mínimas que um conectivo deve satisfazer para que seja considerado uma negação genuína. Tomaremos como referência para tratar dessa questão os C-sistemas de Newton da Costa e o sistema LP de Graham Priest. Finalmente, analisaremos esses sistemas na lógica de sequentes a fim de mostrar que a negação paraconsistente ou bem carece das regras puras de eliminação e negação da negação ou ela envolve outros conectivos, o que torna difícil atribuir um significado unívoco à negação paraconsistente.

Published

2009-01-01

Issue

Section

Articles