Análise do alinhamento dos membros inferiores em crianças com excesso de peso

Autores

  • Alessandra Rezende Martinelli Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciência e Tecnologia. Departamento de Fisioterapia. Campus de Presidente. Prudente, SP.
  • Moisés Oliveira Purga Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciência e Tecnologia. Departamento de Fisioterapia. Campus de Presidente. Prudente, SP.
  • Alessandra Madia Mantovani Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciência e Tecnologia. Departamento de Fisioterapia. Campus de Presidente. Prudente, SP.
  • Marcela Regina Camargo Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciência e Tecnologia. Departamento de Fisioterapia. Campus de Presidente. Prudente, SP.
  • Alan Abrão Rosell Universidade Estadual Paulista. Departamento de Educação Física. Campus de Presidente Prudente, SP. Brasil.
  • Cristina Elena Prado Teles Fregonesi Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciência e Tecnologia. Departamento de Fisioterapia. Campus de Presidente. Prudente, SP.
  • Ismael Forte Freitas Junior Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciência e Tecnologia. Departamento de Fisioterapia. Campus de Presidente. Prudente, SP.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2011v13n2p124

Resumo

O sobrepeso e a obesidade (SO) têm atingido proporções epidêmicas, principalmente, em idade escolar, tornando-se um problema mundial de saúde. Muitas adaptações podem ocorrer na organização postural de crianças com SO, provocando, graves consequências. A avaliação postural pode colaborar para o entendimento destas alterações. O objetivo do presente estudo foi verificar alterações na postura dos membros inferiores de crianças com SO, através de metodologia específica. Vinte e dois indivíduos, sendo distribuídos de acordo com o sexo: 9 do feminino e 13 do masculino, com faixa etária entre 5-9 anos, participaram do estudo. Na avaliação postural, foram utilizados a fotogrametria e o software SAPo. Foram analisados os ângulos articulares dos membros inferiores e a projeção plantar do centro de gravidade. Foi utilizada estatística não-paramétrica descritiva, além dos testes de Kruskal-Wallis e de Mann-Whitney (p<0,05), para comparação entre os sexos. Ambos os sexos apresentaram anteroversão e leve rotação pélvica, à direita para o feminino e à esquerda para o masculino hiperextensão e valgismo de joelhos e valgismo tornozelos. O centro de gravidade apresentou 26,95% de anteriorização. Conclui-se que a avaliação postural nessa população foi congruente aos achados da literatura e a metodologia utilizada possibilitou quantificar os dados para futuras comparações.

Biografia do Autor

Alessandra Rezende Martinelli, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciência e Tecnologia. Departamento de Fisioterapia. Campus de Presidente. Prudente, SP.

Moisés Oliveira Purga, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciência e Tecnologia. Departamento de Fisioterapia. Campus de Presidente. Prudente, SP.

Departamento de Fisioterpia, Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da FCT/UNESP- Presidente Prudente, Área de concentração- Avaliação e Intervenção em Fisioterapia, Curso de Mestrado.

Alessandra Madia Mantovani, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciência e Tecnologia. Departamento de Fisioterapia. Campus de Presidente. Prudente, SP.

Marcela Regina Camargo, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciência e Tecnologia. Departamento de Fisioterapia. Campus de Presidente. Prudente, SP.

Alan Abrão Rosell, Universidade Estadual Paulista. Departamento de Educação Física. Campus de Presidente Prudente, SP. Brasil.

Cristina Elena Prado Teles Fregonesi, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciência e Tecnologia. Departamento de Fisioterapia. Campus de Presidente. Prudente, SP.

Docente do Departamento de Fisioterapia da FCT/UNESP.

Ismael Forte Freitas Junior, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciência e Tecnologia. Departamento de Fisioterapia. Campus de Presidente. Prudente, SP.

Docente do Departamento de Educação Física da FCT/UNESP.

Downloads

Publicado

2011-02-15

Edição

Seção

Artigos Originais