Oportunidades para a prática de atividade física em escolas públicas e privadas de Curitiba, Brasil

Autores

  • Crisley Vanessa Prado Universidade do Contestado
  • José Cazuza de Farias Júnior Universidade do Contestado
  • Bruno Czestschuk Universidade do Contestado
  • Adriano Akira Ferreira Hino Universidade do Contestado
  • Rodrigo Siqueira Reis Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2018v20n3p290

Resumo

A escola representa um espaço com oportunidades para a prática de atividade física (AF) em crianças e adolescentes. Contudo, ainda são escassas evidências relacionadas às estratégias, estruturas e políticas locais de AF escolar no Brasil. Objetivou-se identificar as oportunidades para a prática de AF por meio de entrevista com os professores de EF, e compará-las entre escolas públicas e privadas de Curitiba (PR). Foram identificadas 161 escolas a partir de um inquérito domiciliar transversal realizado com adolescentes de Curitiba/Pr. No total, participaram da pesquisa 107 escolas (72,6% públicas). Os professores de Educação Física (EF) responderam um questionário multidimensional. A quase totalidade das escolas oferecia duas aulas semanais de EF (97,1%) com duração de 45 a 50 minutos (95,7%). A capacitação anual para professores de EF foi mais frequente nas escolas públicas (92,9%). A maior parte das escolas oferecia um recreio no período de aula (92,3%), no entanto, nas escolas privadas, recreios com duração de 16 a 30 minutos (75,0%), supervisionados (65,6%) e com materiais disponíveis (65,6%) foram mais frequentes. As atividades no contraturno eram ofertadas em oito a cada dez escolas, contudo, a oferta de AF em outros contextos foi mais frequente nas privadas (40,0% vs. 14,3%; p=0,003). Contudo, a participação no programa “Saúde na Escola” foi maior nas escolas públicas (57,6% vs. 31,2%; p=0,011). As oportunidades para prática de AF nas escolas investigadas estão sendo ofertadas com frequência e duração insuficientes para a promoção de AF recomendada para adolescentes nesse contexto.

Biografia do Autor

Crisley Vanessa Prado, Universidade do Contestado

Universidade do Contestado

José Cazuza de Farias Júnior, Universidade do Contestado

Universidade do Contestado

Bruno Czestschuk, Universidade do Contestado

Universidade do Contestado

Adriano Akira Ferreira Hino, Universidade do Contestado

Universidade do Contestado

Rodrigo Siqueira Reis, Universidade do Contestado

Universidade do Contestado

Downloads

Publicado

2018-06-20

Edição

Seção

Artigos Originais