A prevalência de atividade física global entre jovens: uma revisão sistemática para o Report Card Brazil 2018

Autores

  • Valter Cordeiro Barbosa Filho Instituto Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0002-4769-4068
  • Rafael Martins da Costa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Margarethe Thaisi Garro Knebel Universidade Federal de Santa Catarina
  • Bruno Nunes de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Camila Brasileiro de Araújo Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Kelly Samara da Silva Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-7356-1680

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2018v20n4p367

Resumo

Objetivou-se sumarizar dados sobre a prevalência de atividade física global (AF) entre crianças e adolescentes no Brasil. Esta revisão sistemática incluiu uma busca eletrônica em 8 bases de dados (PubMed, Scopus, Web of Science, LILACS, SPORTDiscus, BIREME, Scielo e Google Scholar) e uma busca manual nas referências de estudos recuperados. Estudos observacionais que avaliaram a AF global entre crianças e adolescentes brasileiros foram incluídos. Uma abordagem narrativa em relação aos resultados foi adotada. Uma pesquisa de banco de dados inicial atingiu 3276 títulos potencialmente relevantes (2534 títulos após análise duplicada); 92 (62 estudos diferentes) preencheram todos os critérios de inclusão. Os estudos foram realizados entre 2001 e 2015; a maioria dos estudos foi realizada no sul e nordeste do Brasil. Três foram pesquisas nacionais (4,8%), mas nenhum estudo incluiu crianças de 0 a 5 anos. Dezoito instrumentos diferentes para medida de PA foram utilizados; apenas dois estudos usaram PA medida objetivamente. A definição mais utilizada foi ? 300 minutos / semana de AF moderada a vigorosa. A proporção geral de jovens que eram fisicamente ativos variou de 6,5% a 92,3%. Quatorze estudos (22,6%) encontraram uma prevalência de ? 50%. Três pesquisas nacionais relataram a prevalência de estudantes fisicamente ativos variando de 29,0% a 66,0%. Uma ampla variabilidade de estimativas de PA foi encontrada. Lacunas importantes de pesquisa (por exemplo, estudos com PA medida objetivamente, crianças de até 6 anos de idade e no norte do Brasil) devem ser consideradas para o desenvolvimento de novas pesquisas no Brasil.

Biografia do Autor

Valter Cordeiro Barbosa Filho, Instituto Federal do Ceará

Instituto Federal do Ceará

Rafael Martins da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina

Margarethe Thaisi Garro Knebel, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina

Bruno Nunes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina

Camila Brasileiro de Araújo Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina

Kelly Samara da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2018-08-23

Edição

Seção

Artigos de Revisão