Conceitos fisiológicos do treinamento físico-esportivo: estresse, homeostase e alostase

Autores

  • Tácito Pessoa de Souza Junior Faculdade de Educação Física de Santos – FEFIS/UNIMES. Brasil
  • Benedito Pereira Universidade de São Paulo, USP.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2008v10n2p206

Resumo

O objetivo desta revisão é discutir criticamente os conceitos de estresse e homeostase (homeos = igual; stasis = constância) e expor suas limitações em função de recentes evidências que demonstram que a suposta estabilidade interna dos organismos vivos é apenas aparente, inclusive sendo independente de fatores ambientais. Essa instabilidade interna é freqüentemente constatada por pesquisadores dos ritmos circadianos (secreções hormonais), séries temporais (freqüência cardíaca) e comportamento (fome e saciedade), que argumentam a favor da substituição da teoria da homeostase pela noção de alostase (allo = diferente; stasis = constância). Na verdade, o propósito da regulação e controle segundo os mesmos não é a constância. Duas conseqüências para a Educação Física e Esporte com a aceitação da alostase como paradigma fisiológico são: 1. O conceito de estresse de Selye deve sofrer nova defi nição e interpretação, interferindo claramente na noção de carga ou sobrecarga de trabalho e, 2. A hipótese do governo central de Noakes na explicação da fadiga decorrente do exercício físico intenso perde o sentido, como será discutido neste trabalho. Além disso, é muito difícil explicar através da estabilidade pela constância como o desempenho é alterado pelo treinamento físico e porque temos predisposição para esse tipo de atividade reconhecidamente anti-homeostática. Pretendemos neste trabalho mostrar, portanto, a possibilidade de que com a noção de estabilidade pela mudança da alostase essas contradições perdem o sentido.

Biografia do Autor

Tácito Pessoa de Souza Junior, Faculdade de Educação Física de Santos – FEFIS/UNIMES. Brasil

Mais informações:
Currículo Lattes

Benedito Pereira, Universidade de São Paulo, USP.

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Publicado

2008-07-18

Edição

Seção

Artigos de Revisão