Treinamento físico multimodal com dupla tarefa na doença de Alzheimer: efeito nas funções cognitivas e na força muscular

Autores

  • Bruno Naves Ferreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Emmanuel Dias de Sousa Lopes Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Isadora Ferreira Henriques Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Marina de Melo Reis Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Amanda Morais de Pádua Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Karina de Figueiredo Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Fernanda Aparecida Lopes Magno Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Flávia Gomes de Melo Coelho Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2017v19n5p575

Resumo

Objetivou-se avaliar os efeitos do treinamento físico multimodal (TFM) com dupla tarefa nas funções cognitivas e força muscular de idosos com doença de Alzheimer (DA). Participaram 19 indivíduos com DA no estágio leve e moderado, divididos em grupo treinamento (GT) e grupo controle (GC). O GT realizou treinamento físico multimodal (TFM) com dupla tarefa por 12 semanas. Os idosos foram avaliados no momento pré e pós-intervenção. Para avaliação da cognição foram utilizados o Mini Exame do Estado Mental (MEEM), Teste do Desenho do Relógio (TDR) e Bateria de Avaliação Frontal (BAF). Para a força muscular, o Teste de Levantar e Sentar da Cadeira (TLSC) e Força de Preensão Manual (FPM). O teste de Wilcoxon foi utilizado para analisar os momentos pré e pós-intragrupos. O GT apresentou melhora significativa na BAF e TLSC (p?0,05) e tendência de melhora no escore do MEEM (p ? 0,08). O GC apresentou melhora significativa no TLSC (p?0,05). O TFM com dupla tarefa melhorou as funções cognitivas frontais e a força muscular de membros inferiores de idosos com DA.

Biografia do Autor

Bruno Naves Ferreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Emmanuel Dias de Sousa Lopes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Isadora Ferreira Henriques, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Marina de Melo Reis, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Amanda Morais de Pádua, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Karina de Figueiredo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Fernanda Aparecida Lopes Magno, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Flávia Gomes de Melo Coelho, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Universidade Federal do Triângulo Mineiro

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Publicado

2017-12-08

Edição

Seção

Artigos Originais