Evolução dos conceitos e mecanismos da percepção de esforço: uma revisão de literatura

Autores/as

  • Gleber Pereira Universidade Positivo Universidade Federal do Paraná
  • Douglas Martins de Souza Universidade Federal do Paraná
  • Felipe Fossati Reichert Universidade Federal de Pelotas
  • Bruno Paula Caraça Smirmaul Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2014v16n5p579

Resumen

Os mecanismos e conceitos da percepção de esforço têm mudado ao longo do tempo. Assim, este artigo de revisão de literatura tem por objetivos: i) investigar as revisões de literatura publicadas a partir de 1982, descrevendo os mecanismos causais de geração da percepção de esforço relatados e; ii) verificar se os conceitos da percepção de esforço acompanharam as mudanças que ocorreram acerca dos seus mecanismos causais. Foram realizadas buscas nas bases de dados PubMed, Science Direct e Scielo com os termos “rate perceivedexertionandreview” e “perceivedexertionandreview”. No total, foram incluídos 18 artigos, que tiveram como objetivo principal a percepção geral de esforço em exercício físico. Apesar da antiga existência da teoria do Disparo corolário para explicar os mecanismos causais da percepção de esforço, verifica-se que, após as proposições de Borg, a maior parte da literatura descreve a percepção de esforço através do mecanismo de Feedback aferente, baseada em estudos correlacionais. Apenas em 2009, a teoria original do Disparo corolário reaparece. Quanto aos conceitos, a maioria deles remete ao mecanismo de feedback aferente, utilizando-se de constructos como respostas fisiológicas, estresse, desconforto e dor, que são incongruentes com a teoria do Disparo corolário e apresentam mecanismos distintos aos da percepção de esforço. Portanto, verificou-se que os estudos de Borg influenciaram nos mecanismos e conceitos contemporâneos da percepção de esforço. Com o passar do tempo, houve incorporação de constructos no conceito original de Borg, porém, sempre embasado na teoria do Feedback aferente.

 

 

Biografía del autor/a

Gleber Pereira, Universidade Positivo Universidade Federal do Paraná

Núcleo de Ciências Biológicas e da Saúde.

Programa de Pós-graduação em Educação Fïsica. Curitiba, PR.

Douglas Martins de Souza, Universidade Federal do Paraná

Programa de Pós-graduação em Educação Fïsica.Curitiba, PR.

Felipe Fossati Reichert, Universidade Federal de Pelotas

Programa de Pós-graduação em Educação Física. Pelotas, RS.

Bruno Paula Caraça Smirmaul, Universidade Estadual Paulista

Departamento de Educação Física. Rio Claro, SP

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Publicado

2014-08-04

Número

Sección

Artigos de Revisão