Evolução dos conceitos e mecanismos da percepção de esforço: uma revisão de literatura

Autores

  • Gleber Pereira Universidade Positivo Universidade Federal do Paraná
  • Douglas Martins de Souza Universidade Federal do Paraná
  • Felipe Fossati Reichert Universidade Federal de Pelotas
  • Bruno Paula Caraça Smirmaul Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2014v16n5p579

Resumo

Os mecanismos e conceitos da percepção de esforço têm mudado ao longo do tempo. Assim, este artigo de revisão de literatura tem por objetivos: i) investigar as revisões de literatura publicadas a partir de 1982, descrevendo os mecanismos causais de geração da percepção de esforço relatados e; ii) verificar se os conceitos da percepção de esforço acompanharam as mudanças que ocorreram acerca dos seus mecanismos causais. Foram realizadas buscas nas bases de dados PubMed, Science Direct e Scielo com os termos “rate perceivedexertionandreview” e “perceivedexertionandreview”. No total, foram incluídos 18 artigos, que tiveram como objetivo principal a percepção geral de esforço em exercício físico. Apesar da antiga existência da teoria do Disparo corolário para explicar os mecanismos causais da percepção de esforço, verifica-se que, após as proposições de Borg, a maior parte da literatura descreve a percepção de esforço através do mecanismo de Feedback aferente, baseada em estudos correlacionais. Apenas em 2009, a teoria original do Disparo corolário reaparece. Quanto aos conceitos, a maioria deles remete ao mecanismo de feedback aferente, utilizando-se de constructos como respostas fisiológicas, estresse, desconforto e dor, que são incongruentes com a teoria do Disparo corolário e apresentam mecanismos distintos aos da percepção de esforço. Portanto, verificou-se que os estudos de Borg influenciaram nos mecanismos e conceitos contemporâneos da percepção de esforço. Com o passar do tempo, houve incorporação de constructos no conceito original de Borg, porém, sempre embasado na teoria do Feedback aferente.

 

 

Biografia do Autor

Gleber Pereira, Universidade Positivo Universidade Federal do Paraná

Núcleo de Ciências Biológicas e da Saúde.

Programa de Pós-graduação em Educação Fïsica. Curitiba, PR.

Douglas Martins de Souza, Universidade Federal do Paraná

Programa de Pós-graduação em Educação Fïsica.Curitiba, PR.

Felipe Fossati Reichert, Universidade Federal de Pelotas

Programa de Pós-graduação em Educação Física. Pelotas, RS.

Bruno Paula Caraça Smirmaul, Universidade Estadual Paulista

Departamento de Educação Física. Rio Claro, SP

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Publicado

2014-08-04

Edição

Seção

Artigos de Revisão