Prática de atividade física mensurada por acelerometria associada ao IMC em adolescentes

Autores

  • Antonio Stabelini Neto Universidade Estadual do Norte do Paraná. Centro de Ciência da Saúde. Jacarezinho, PR. Brasil.
  • GéssiKa Castilho Santos Universidade Estadual do Norte do Paraná. Centro de Ciência da Saúde. Jacarezinho, PR. Brasil.
  • Jéssica Sartini Sena Universidade Estadual do Norte do Paraná. Centro de Ciência da Saúde. Jacarezinho, PR. Brasil.
  • Wagner de Campos Universidade Federal do Paraná. Departamento de Educação Física. Curitiba, PR. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2013v15n2p174

Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar a associação da atividade física medida pelo acelerômetro com o excesso de peso corporal em escolares. Trezentos e noventa e um adolescentes em idade escolar (10 a 18 anos) participaram deste estudo. Os pontos de corte utilizados para determinar o tempo gasto em atividade física foram: moderada ? 3,0 METs e vigorosa ? 6,0 METs. Teste t de Student e coeficiente de correlação produto-momento de Pearson foram utilizados para verificar diferenças estatísticas e associações entre atividade física e IMC. A significância estatística foi fixada em p <0,05. Escolares do sexo masculino passaram mais tempo em atividade física moderada (96,1 ± 39,6 min/dia) e vigorosa (9,7 ± 8,8 min/dia) do que o sexo feminino (moderado: 73,7 ± 37,7 min/dia; vigorosa: 6,1 ± 6,8 min/dia). Para ambos os sexos, os escolares mais jovens (10 a <14 anos) foram mais ativos fisicamente do que os escolares mais velhos (14 a <18 anos). Tempo despendido em atividade física moderada e vigorosa foi inversamente relacionado ao IMC. Estes achados sugerem que a prática regular de atividade física está relacionada a redução do peso corporal em escolares. Por conseguinte, pode ser usado como uma estratégia de prevenção da obesidade na escola elementar.

Biografia do Autor

Antonio Stabelini Neto, Universidade Estadual do Norte do Paraná. Centro de Ciência da Saúde. Jacarezinho, PR. Brasil.

Professor Adjunto do Centro de Ciências da Saúde

GéssiKa Castilho Santos, Universidade Estadual do Norte do Paraná. Centro de Ciência da Saúde. Jacarezinho, PR. Brasil.

Bolsista de Iniciação Científica do CNPq

Jéssica Sartini Sena, Universidade Estadual do Norte do Paraná. Centro de Ciência da Saúde. Jacarezinho, PR. Brasil.

Discente do curso de Educação Física

Wagner de Campos, Universidade Federal do Paraná. Departamento de Educação Física. Curitiba, PR. Brasil.

Professor Associado do Departamento de Educação Física

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Publicado

2013-03-01

Edição

Seção

Artigos Originais