Efeito da manipulação da ordem dos exercícios de força utilizando o sistema tri-set

Autores

  • Alex Silva Ribeiro Universidade Estadual de Londrina. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício. Centro de Educação Física e Esporte Londrina, PR. Brasil.
  • Danilo Rodrigues Pereira Silva Universidade Estadual de Londrina. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício. Centro de Educação Física e Esporte Londrina, PR. Brasil.
  • Matheus Amarante Nascimento Universidade Estadual de Londrina. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício. Centro de Educação Física e Esporte Londrina, PR. Brasil.
  • Ademar Avelar Universidade Estadual de Londrina. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício. Centro de Educação Física e Esporte Londrina, PR. Brasil.
  • Raphael Mendes Ritti-Dias Universidade de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Recife, PE. Brasil.
  • Edilson Serpeloni Cyrino Universidade Estadual de Londrina. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício. Centro de Educação Física e Esporte Londrina, PR. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2013v15n5p527

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar o efeito da manipulação de duas diferentes ordens de exercícios com pesos, utilizando o sistema tri-set sobre o desempenho motor em exercícios para o peitoral. Dez homens (25,6 ± 5,7 anos; 77,0 ± 5,8 kg; 172,9 ± 5,0 cm; 25,7 ± 1,4 kg/m2) com experiência em treinamento com pesos foram submetidos a duas sessões experimentais, nas quais os sujeitos realizaram duas sequências de exercícios para o peitoral: SEQA (supino horizontal, supino inclinado e voador) e SEQB (voador, supino Inclinado e supino horizontal). A carga utilizada permitiu a realização de 8 a 12 repetições (80% de 1-RM) em cada exercício. Verificou-se um maior número de repetições na SEQB (29 ± 2 reps vs. 26 ± 3 reps; P <0,001) e maior sobrecarga total (carga utilizada x repetições executadas = 1 .942 ± 172 kg vs. 1 .728 ± 234 kg; P < 0,001). Os resultados sugerem que, no sistema de tn-set, o maior número de repetições e o maior volume de treinamento é alcançado quando o exercício monoarticular é inserido antes dos exercícios multiarticulares.

Downloads

Publicado

2013-06-26

Edição

Seção

Artigos Originais