Educação física escolar, atividade desportiva e atividade física total em adolescentes

Autores

  • Priscila Missaki Nakamura Universidade Estadual Paulista. Departamento de Educação Física. Núcleo de Atividade Física, Esporte e Saúde. Rio Claro, SP. Brasil
  • Camila Bosquiero Papini Universidade Estadual Paulista. Departamento de Educação Física. Núcleo de Atividade Física, Esporte e Saúde. Rio Claro, SP. Brasil
  • Inaian Pignatti Teixeira Universidade Estadual Paulista. Departamento de Educação Física. Núcleo de Atividade Física, Esporte e Saúde. Rio Claro, SP. Brasil
  • Natalia de Lemos Universidade Estadual Paulista. Departamento de Educação Física. Núcleo de Atividade Física, Esporte e Saúde. Rio Claro, SP. Brasil
  • Murilo Eduardo Santos Nazario Universidade Estadual Paulista. Departamento de Educação Física. Núcleo de Atividade Física, Esporte e Saúde. Rio Claro, SP. Brasil
  • Eduardo Kokubun Universidade Estadual Paulista. Departamento de Educação Física. Núcleo de Atividade Física, Esporte e Saúde. Rio Claro, SP. Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2013v15n5p517

Resumo

Menos da metade dos adolescentes atingem a recomendação de 300 minutos por semana de Atividade Física (AF). As aulas de Educação Física e participação de esporte proporcionam oportunidades para os adolescentes acumularem mais tempo para a prática de AF, entretanto, pouco se sabe sobre a influência dessas variáveis no nível de AF total dos adolescentes. O objetivo do estudo foi verificar a associação entre a prática de Educação Física Escolar (EFE) e Atividades Desportivas (AD) com a prática deAF total em adolescentes. O estudo foi transversal e participaram 467 adolescentes do Ensino Médio (15,8 ± 0,9 anos) da cidade de Rio Claro-SP. Os participantes preencheram o Physical Activity Questionnaire to Older Children (PAQ-C) e questões relacionadas com a prática de EFE e AD. Foi realizada a Regressão Logística com p<0,05 através do SPSS. Meninas apresentaram menor prevalência de AF do que os meninos, 9,4% e 26,8% respectivamente. Meninos que não realizaram EFE (RO=0,25; IC95%= 0,09-0,66) e AD na escola (RO=0,34;IC95%=0,12-0,95) apresentaram menores chances de serem ativos na AF total do que os meninos que praticaram essas atividades. A participação das aulas de EFE ou a prática de alguma AD foram associadas positivamente com a prática de AF total nos meninos.

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Publicado

2013-06-26

Edição

Seção

Artigos Originais