Avaliação da capacidade e treinabilidade da imaginação motora

Autores

  • Joice Mara Facco Stefanello Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR. Brasil.
  • Claudio Portilho Marques Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR. Brasil.
  • André Luiz Felix Rodacki Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-0037.2010v12n6p395

Resumo

O objetivo do estudo foi determinar mudanças na capacidade de imaginação motora em resposta a um treinamento específico de imaginação do lançamento do dardo. Doze universitários (17-22 anos), sem experiência prévia no lançamento do dardo e na prática de imaginação motora participaram voluntariamente do estudo. Mudanças na capacidade de imaginação foram avaliadas usando o Questionário de Imaginação no Esporte, antes (PRE) e depois (POS) de um programa de treinamento de 10 sessões. A avaliação da retenção (RET) foi realizada após duas semanas do final do treinamento. O programa incluiu exercícios mentais destinados ao desenvolvimento da vivacidade das imagens, ao controle das imagens e ao aumento da autopercepção motora. Quando as condições de treinamento (treinando sozinho, treinando acompanhado, observando um colega e numa situação de avaliação) foram comparadas, nenhuma diferença significativa foi encontrada entre PRE, POS e RET (p>0.05). Embora não se tenha observado mudanças na capacidade de imaginação em resposta ao programa de treinamento realizado, diferenças nos domínios (visual, auditivo, cinestésico e anímico) foram encontradas. Foi observado que apenas os domínios visual e anímico não diferiram (p=0.58), enquanto os outros domínios demonstraram diferenças significativas (p<0.05). Essas diferenças podem refletir um domínio de preferência dos sujeitos durante o processo de imaginação e a natureza da tarefa, na qual a técnica parece ser um aspecto relevante.

Biografia do Autor

Joice Mara Facco Stefanello, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR. Brasil.

Departamento de Educação Física, Centro para Estudos no Comportamento Motor, Laboratório de Biomecânica, Universidade Federal do Paraná

Claudio Portilho Marques, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR. Brasil.

Departamento de Educação Física, Centro para Estudos no Comportamento Motor, Laboratório de Biomecânica, Universidade Federal do Paraná

André Luiz Felix Rodacki, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR. Brasil.

Departamento de Educação Física, Centro para Estudos no Comportamento Motor, Laboratório de Biomecânica, Universidade Federal do Paraná

Publicado

2010-09-03

Edição

Seção

Artigos Originais