2ª Circular do 13th Women’s Worlds Congress Seminário Internacional Fazendo Gênero 11

        Virginia (Gina) Vargas (América Latina), Kim Eun-Shil (Ásia) e Maria Odete da Costa Semedo (África) são os três primeiros nomes confirmados para a próxima edição do 13º Women’s Worlds Congress e Seminário Internacional Fazendo Gênero 11.  O evento acontecerá entre os dias 30 de julho e 04 de agosto de 2017, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis (Brasil).

            Socióloga, especialista em Sociologia Política, feminista e co-fundadora (em 1979) do Centro da Mulher Peruana Flora Tristán, a peruana Giva Vargas é uma importante pesquisadora do Cone Sul, que une sua militância com as reflexões teóricas do feminismo latino-americano. A conferencista fez parte de diversas redes e lutas feministas na América Latina, como: "Entre mujeres: un diálogo Norte-Sur", Social Watch, DAWN, Diálogo Pueblos, Campaña por una Convención Interamericana de Derechos Sexuales y Reproductivos, Campaña contra los Fundamentalismos, Campaña por la Legalización del Aborto en América Latina.

            De Seul, na Coreia do Sul, a professora e diretora do Centro Asiático de Estudos de Mulheres, daUniversidade de Mulheres Ewha, Kim Eun-Shil apresentará um pouco da perspectiva contemporânea de gênero na Coreiae na Ásia. Antropóloga e especialista em Antropologia da Medicina, ela foi coeditora do Jornal Asiático de Estudos de Mulheres e tem trabalhado para o fortalecimento e desenvolvimento dos estudos feministas da Ásia desde 1995.

            De Guiné Bissau, a escritora e pesquisadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, para as áreas de Educação e Formação, Odete Semedo é Licenciada em Línguas e Literatura Moderna. Representante da nova geração de poetas militantes, que através da arte combatem e denunciam as desigualdades do sistema colonial, a poetisa retrata em “Entre o Ser e o Amar”, sua primeira obra, as dificuldades da formação de um país no contexto pós-independência. Além disso, foi Diretora da Escola Normal Superior “Tchico Té”, ministra de Saúde Pública, da Educação Nacional e presidente da Comissão Nacional da UNESCO-Bissau.

            Depois de passar por Israel, Holanda, Irlanda, Estados Unidos, Costa Rica, Austrália, Noruega, Uganda, Coreia, Espanha, Canadá e Índia, esta é a primeira vez que o Women’s Worlds Congress chega ao Brasil e à América do Sul, em um evento único com o Seminário Internacional Fazendo Gênero. O encontro, sediado pelo Instituto de Estudos de Gênero da UFSC, tem como tema “Transformações, Conexões, Deslocamentos” e pretende ampliar o espaço de debate teórico-prático dos estudos feministas a partir das perspectivas do Cone Sul. Inscreva-se!

 

As inscrições para Simpósio Temático continuam abertas

 

            As(os) pesquisadoras(es) interessadas(os) em propor Simpósios Temáticos para o evento têm até o dia 08/08/2016. As inscrições são realizadas através do site do 13º Women’s Worlds Congress e Seminário Internacional Fazendo Gênero 11.  Para mais informações clique aqui.