Da star à escritora-diva: a dinâmica dos objetos na sociedade de consumo

Marcio Markendorf

Resumo


Este artigo pretende avaliar criticamente dois objetos produzidos pela indústria cultural – a star e a diva – no que diz respeito à sua centralidade na cultura de massas e no mass media. Os conceitos extraídos de ambas as categorias sociais abrem espaço para a discussão do consumo da cultura nos campos da arte, do cinema e da literatura, bem como possibilitam uma promissora análise a respeito da dinâmica dos objetos na sociedade de consumo.


Palavras-chave


Star; Diva; Cultura de Massas; Mass Media; Sociedade de Consumo

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2010000200003

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 Licença Creative Commons
A Revista Estudos Feministas está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Revista Estudos Feministas, ISSN 1806-9584, Florianópolis, Brasil.