Feminismos transnacionais descoloniais: algumas questões em torno da colonialidade nos feminismos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n158972

Resumo

Os feminismos latino-americanos encarnaram, desde meados dos anos 90, uma discussão sobre suas possibilidades de ação que questionava o fato de que muitos projetos feministas feitos por feministas ocidentais fossem levados a cabo na região com uma noção subjacente de ‘cidadania universal’ para as ‘mulheres do terceiro mundo’. Apesar do predomínio deste feminismo hegemônico, outras reflexões e alinhamentos divergentes surgiram nos últimos anos, transformando-se estes numa produção crescente de conhecimento teórico local, bem como de contranarrativas, produzidas por grupos feministas anti- ou descoloniais, de luta antirracista e anticapitalistas. A virada à direita que a América Latina, a Europa e os EUA experimentam com o crescente predomínio de governos conservadores e seus imaginários políticos reacionários exige estratégias feministas transnacionais. A questão que me traz aqui é como estabelecer um debate equitativo entre os diferentes feminismos norte-sul, seus diálogos e fricções, sem reproduzir a violência colonial. Um diálogo que compartilhe heranças de lutas sociais, uma tradução geopolítica entendida como uma prática que não caia na repetição da colonialidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Betemps, Linköping University

Caroline Betemps (caroline.betemps@liu.se) é nascida no Brasil. Licenciou-se em Ciências da Comunicação pela Universidad de la República, Montevidéu, Uruguai. Obteve o Diploma de Estudos Avançados no programa doutoral «Planteamientos teóricos, estructurales y éticos de la Comunicación de Masas», Universidad Complutense de Madrid, Espanha. Atualmente é doutorando em Estudos de Gênero, área de Feminismos Post- e Decoloniais, no Departamento Tema Genus, Linköping University, Suécia. Betemps se identifica como imigrante branca e pessoa não-binária e atualmente desenvolve uma pesquisa de doutorado em torno às viagens norte∞sul das metodologias e epistemologias feministas.

Downloads

Publicado

2019-05-09

Como Citar

Betemps, C. (2019). Feminismos transnacionais descoloniais: algumas questões em torno da colonialidade nos feminismos. Revista Estudos Feministas, 27(1). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n158972

Edição

Seção

Seção Temática