Gênero e ensino de Artes Visuais: desafios, armadilhas e resistências

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DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n356280

Resumo

Este artigo origina-se de uma inquietação suscitada pela ausência de pesquisas acadêmicas
que articulem estudos de gênero e ensino de Artes Visuais. Para friccionar e problematizar o silêncio que ronda este tema, realizamos três movimentos. Iniciamos contextualizando alguns impasses que reiteradamente têm afastado a discussão de gênero da disciplina; em seguida, realizamos a análise de alguns artigos – disponíveis nos anais de dois importantes eventos da área de arte e educação – que abordam a temática. Nessa análise, lançamos mão dos conceitos gênero, poder e resistência, apreendidos de autores e autoras vinculados ao pós-estruturalismo, visando ao apontamento de alguns desafios colocados por esses artigos. No último movimento, esboçamos algumas intervenções feministas, ensejando que tais discussões se proliferem no ensino de arte.

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Biografia do Autor

Taís Ritter Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola Estadual de Ensino Médio Patrulhense

Licenciada em Artes Visuais (UFRGS) e Mestra em Educação (UFRGS). Professora de Arte na rede pública estadual, no município de Santo Antônio da Patrulha, Rio Grande do Sul. É integrante do grupo de pesquisa ARTEVERSA – Grupo de estudo e pesquisa em arte e docência (www.ufrgs.br/arteversa).

Luciana Gruppelli Loponte, Departamento de Ensino e Currículo, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestre em Educação, Licenciada em Educação Artística – Habilitação Artes Plásticas. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação.  É líder do grupo de pesquisa ARTEVERSA – Grupo de estudo e pesquisa em arte e docência (www.ufrgs.br/arteversa).

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

Dias, T. R., & Loponte, L. G. (2019). Gênero e ensino de Artes Visuais: desafios, armadilhas e resistências. Revista Estudos Feministas, 27(3). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n356280

Edição

Seção

Artigos