Violência contra mulheres nos livros didáticos de História (PNLD 2018)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n358426Palavras-chave:
Violência, Mulheres, Interseccionalidades, Livros didáticos, Ensino de históriaResumo
No artigo são analisadas as representações de violência contra mulheres em cinco livros
didáticos de História, aprovados no PNLD de 2018 para o Ensino Médio. Trata-se de uma abordagem discursivadas representações, atenta à historicidade de suas elaborações, discursos, valores, sentidos e modos de funcionamento no conhecimento histórico a ser ensinado e aprendido nas escolas. A ordem discursiva e epistêmica em que se inscrevem tais representações promove modos de subjetivação e maneiras ver, pensar, sentir e tratar essa violência no tempo presente. Baseando-se em estudos feministas interseccionais, propõe leituras e abordagens possíveis das narrativas didáticas em sala de aula, tendo em vista um ensino de História para o combate à violência contra mulheres.
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